15 de dez. de 2015

10 atividades divertidas para fazer com as crianças na época de Natal

10 atividades divertidas para fazer com as crianças na época de Natal

Fonte :http://pequenada.com/artigos/10-atividades-divertidas-para-fazer-com-criancas-epoca-natal

O Natal é, por excelência, a época da família, da reunião e de um espírito muito próprio em que as pessoas sentem-se mais felizes, mais solidárias. É uma altura especial, sobretudo para os mais novos que, assim que chega o frio, começam a contagem decrescente para o grande dia. Enquanto esse dia não chega, agende estas 10 atividades para fazer com a pequenada nesta quadra e sintam a magia do Natal todos os dias!

1. Árvore de Natal

Em vez de ser apenas uma pessoa a enfeitar a casa para receber o Natal, opte por transformar a preparação e a decoração da árvore de Natal num momento de todos. Reúna a família e dediquem-se em conjunto a esta divertida tarefa –verá que os mais novos irão adorar e contribuir com dicas bastante criativas. Repita todos os anos e faça perdurar esta tradição familiar!

2. Desenhos natalícios

Pai Natal com as prendas
Torne a decoração da árvore de Natal ainda mais original ao pedir às crianças lá de casa para fazer ou colorir desenhos alusivos à época. Depois, junte-se à pequenada para as ajudar a recortar os desenhos e pendurá-los na árvore. Para isso, só terá de fazer um pequeno furo numa das extremidades e usar linha ou fio para os atar nos ramos.

3. Natal à porta de casa

Se vive numa casa com jardim, não guarde a decoração apenas para o interior: faça com que se sinta a magia da época também no exterior da casa e envolva as crianças nessa preparação para o Natal. Divirtam-se a decorar as árvores, as vedações, escadas, varandas e entrada, transformando a vossa casa, numa casa de Natal encantada!

4. Doces da época

Como sabemos, quase todas as crianças se sentem felizes em ajudar a mãe e o pai na cozinha. Aproveite esse gosto e passe algumas tardes a preparar com elas algumasdeliciosas receitas de Natal. Desde bolachas em forma de estrelas ou pais natais até aos bombons caseiros, passando pelos típicos doces e bolos natalícios, conseguirá encher a sua mesa e, ao mesmo tempo, agradar os mais novos.

5. Oficinas e ateliers de Natal

Embora esta seja uma época do ano em que se passe muito tempo em casa, não deixe de inscrever as crianças em algumas oficinas ou ateliers de Natal. Existem para todos os gostos e, para além de permitir que as crianças conheçam coisas e pessoas novas, muitos destes workshops também permitem a participação dos pais, ou seja, uma excelente atividade para fazer com a pequenada este Natal.

6. Presentes especiais

Em tempo de crise, aproveite para poupar nos presentes e simultaneamente personalizá-los ao máximo. Os doces que passou algum tempo a preparar com as suas crianças podem transformar-se em ótimos presentes de Natal se colocados em sacos personalizados ou boiões de vidro enfeitados. Quem fala em doces, fala também emtrabalhos manuais, pinturas ou bijutaria – deem largas à vossa criatividade.

7. Ser solidário


É justamente no Natal que temos tendência para fomentar o espírito de solidariedade e responsabilidade social. Deve aproveitar para incutir esses valores nas crianças o mais possível, explicando-lhes o verdadeiro significado de Natal. Aproveite, por exemplo, para fazer com que participem na organização de atividades solidárias como angariação de fundos ou recolha de alimentos e brinquedos.

8. Ceia de Natal


Crie, inove, sejam originais! Porque não trocar a tradicional toalha vermelha por uma toalha branca plastificada ou de papel? Isso mesmo. Permita que sejam os mais novos a decorar a toalha com motivos próprios da época através de desenhos, stencils, autocolantes e colagens. Verá que todos os convidados irão achar uma ideia extraordinária e esta será mais uma atividade de Natal que as crianças dificilmente vão esquecer! Além da toalha, poderá fazer o mesmo com outros motivos de decoração para a mesa como marcadores de lugar ou individuais.

9. Teatro festivo

Para animar a ceia de Natal depois do jantar, escolham uma peça de teatro alusiva à época ou escrevam um guião original, distribuam os papéis às crianças e alguns familiares, preparem os adereços necessários e ensaiam para fazerem a grande estreia na noite de Natal. Uma forma muito divertida de animar um dos serões mais especiais do ano…

10. Luzes, câmara, ação!

Enquanto vão fazendo todas estas atividades, não se esqueça de pôr a câmara de vídeo a filmar... para mais tarde recordarem as maravilhosas memórias de Natal que fizeram em família. Feliz Natal!

2 comentários:

  1. Olá mamães! Meus filhos ensinam uma atividade muito interessante para crianças. Assistam o vídeo e façam com seus filhos, eles vão adorar! Beijinhos da Sara e do Lucas
    Massinha diferente - https://youtu.be/A91xHDFvpho
    Massinha de modelar - https://youtu.be/b0woM3u_kdw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mamãe
      Ajudar seus filhos a divulgar suas habilidades é fundamental para um crescimento feliz!!
      Um abraço!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário - deixe seu endereço de e-mail para que possa te retornar e a URL do teu blog ou site para retribuir a visita !!!!

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog