25 de jun. de 2012

Da pedagogia do cinto e a conversa

É um verdadeiro absurdo o que certos professores falam, com um ar doutoral de tamanha estupidez...
De péssima caligrafia, escrevendo errado  e com esse tipo de pensamento - tenho certeza de que o lugar dessa "professora" seja em qualquer lugar, menos numa sala de aula, de qualquer segmento.

Por mais estranho que possa parecer, o bullying praticado por professores existe, entretanto, por medo de sofrer retaliações em notas baixas, a maioria dos alunos que são vítimas desse tipo de Bullying não se manifestam contra os professores, mesmo porque nem a escola, nem a família os escutariam. 

Para reflexão docente.


http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/06/professora-sugere-que-pais-usem-cinta-e-vara-para-educar-aluno.html

25/06/2012 12h05 - Atualizado em 25/06/2012 12h18

Professora sugere que pais usem cinta e vara para educar aluno

Sugestão foi dada em bilhete escrito à mão pela educadora em Sumaré.
Estudante tem dificuldade de aprendizado e diz ser vítima de bullying.

Do G1 Campinas e Região
38 comentários
Pais de um menino de 12 anos acusam uma professora de português de uma escola municipal de Sumaré (SP) de sugerir o uso de 'cintadas' e 'varadas' como forma de educar o filho. Em um bilhete em papel timbrado da Escola Municipal José de Anchieta, a educadora solicita que os pais conversem com o aluno porque o garoto estaria tendo comportamento inadequado na sala de aula. Em observação escrita à mão, a professora diz que, caso a conversa não resolvesse, a alternativa seria partir para a agressão. "Quer conversar com o seu filho? Se a conversa não resolver. Acho que umas cintada vai resolver (sic!)", escreve a professora.
O texto tem erros de concordância verbal e termina com outra sugestão. "Esqueça tudo o que esses psicólogos fajutos dizem e parta para as 'varadas'", completa o bilhete. A denúncia e a cópia do documento foram enviadas para o VC no G1. De acordo com os pais, o menino, que está na 5ª série do ensino fundamental, tem dificuldade de aprendizado, diagnosticada há cerca de dois anos.
Em bilhete, professora de escola municipal de Sumaré sugere que pais usem cinta e vara para educar aluno (Foto: Reprodução EPTV)
Bilhete em que professora sugere que pais usem
cinta para educar aluno (Foto: Reprodução EPTV)
O estudante iniciou tratamento com psiquiatras e psicólogos para ajudá-lo nos estudos, o que, de acordo com o garoto, virou motivo de perseguição da professora na sala de aula. "Ela fala que eu preciso tomar remédio, que eu tinha problemas mentais e que nunca vou ser nada na vida", relata o garoto. "Eu achei o bilhete um absurdo. Ela mandou meus pais me agredirem e isso não é adequado para uma professora", completa.
Depois de receberam o bilhete no começo deste mês, os pais decidiram fazer uma reclamação formal à diretoria, mas a escola não se posicionou a respeito até sexta-feira (22), de acordo com o pai do estudante. 

"Chegou em um ponto absurdo. Ela (a professora) tem conturbado ainda mais o andamento escolar dele, que já tem dificuldade de aprendizado. A gente sempre soube que ele tinha dificuldade, mas ele sempre esteve lá, estudando", diz o comerciante André Luis Ferreira Lima.

Os pais dizem que o filho é vítima de bullying. "Coisas que ela deveria falar em um ambiente particular, ela fala em frente aos alunos. A classe toda pega no pé dele, porque a própria professora fica o ofendendo. Não é porque o aluno tem dificuldade que a professora pode rebaixar alguém na sala de aula", conta André Lima. A mãe do garoto, Lucineide Ferreira Lima, conta que o filho pediu para trocar de escola por causa da postura da professora. "Se ele precisa de ajuda, não é com 'varadas' e 'cintadas' que eu vou fazer isso. A ajuda dos psicólogos e psiquiatras tem sido boa, ele tem melhorado e se sentido bem. E é assim que vamos educá-lo", defende a mãe.
Em nota, a supervisão da Secretaria Municipal de Educação de Sumaré diz que a direção está tomando as providências administrativas sobre o fato. De acordo com a direção da escola, "a professora enviou o bilhete sem o conhecimento do grupo gestor da escola. A regra diz que todo bilhete deve passar antes pela orientação ou coordenação".
Ainda em nota, a secretaria afirma que uma psicóloga conversou com todos os professores da 5ª série, inclusive com a professora que enviou o bilhete, mas alega que desde quinta-feira (21), a mãe do aluno não retorna as ligações da escola. Os pais dizem que passaram todos os números de telefone da família foram disponibilizados para o contato. O aluno está frequentando as aulas normalmente. A professora também continua lecionando e ainda não foi afastada da função.

O G1 tentou conversar com a educadora, mas ela não foi encontrada para falar sobre o assunto.

18 de jun. de 2012

Estão abertas as inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012


 
Estão abertas as inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2012

Educadores de todo o Brasil já podem enviar seus projetos e garantir sua participação!

Estão abertas até o dia 06 de agosto as inscrições para a sétima edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizam a tecnologia para melhorar os processos de ensino e aprendizagem.

Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias:

1) Escolas Públicas de Educação Básica

Podem se inscrever individualmente educadores e gestores da rede pública de ensino, independentemente de sua área de atuação (ex. Português, Matemática, Física etc.): escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), fundações e instituições de ensino sem fins lucrativos que atuem no Ensino Formal e não cobrem pelos serviços prestados. Também podem participar os educadores de escolas técnicas que lecionem disciplinas de educação básica como: Português, Matemática, Ciência etc.

  • Inovação em Comunidade: Aprendizagem Além da Sala de Aula
  • Inovação em Colaboração: Aprendizagem Colaborativa
  • Inovação em Conteúdo: Construção do Conhecimento e Pensamento Crítico

Os educadores que se inscreverem em uma das três categorias acima poderão ser remanejados pelo Comitê de Seleção para duas categorias especiais: Inovação em Contextos Desafiadores e Uso Avançado de Tecnologias Microsoft na Aprendizagem.
*Os projetos não irão necessariamente concorrer na mesma categoria em que estão inscritos.

2) Ensino Técnico - Educador Inovador Escola Técnica

Podem se inscrever individualmente educadores e gestores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) em escolas técnicas municipais, estaduais e federais.

3) Escolas Particulares - Educador Inovador Escola Particular

Podem se inscrever educadores de escolas particulares, instituições e fundações mantidas por recursos de empresas privadas que lecionem em qualquer disciplina.
Premiação
O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores terá seus finalistas definidos até o dia 27 de agosto. Serão vinte e um projetos escolhidos para competir na etapa nacional no dia 11 de setembro de 2012.
Os ganhadores da etapa nacional serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional da Microsoft e um pacote de aplicativos Office, além de uma bolsa de estudos para um curso online de inglês pela empresa EF English Town.
Os vencedores das categorias destinadas à educação básica (escolas públicas) e o vencedor da categoria Escolas Particulares terão a oportunidade de representar o Brasil na etapa mundial Microsoft Partners in Learning Global Forum, que será realizada em Atenas, na Grécia. A viagem é oferecida pela Microsoft e será uma grande chance de compartilhar experiências com outros professores do mundo inteiro.
Participe e tenha seu projeto reconhecido internacionalmente!
Para acompanhar as novidades do Prêmio, acesse: https://www.educadoresinovadores.com.br/

Siga no Twitter: www.twitter.com/eduinova

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Dúvidas? Envie um e-mail para educadoresinovadores@hotmail.com


23 de mai. de 2012

Longe dos olhos, perto do coração - o papel do tutor a distância - Profª Semíramis F. Alencar Moreira

Profª Semíramis F. Alencar Moreira

A carreira de docente de ensino superior no país não é fácil. Um professor leva em média 10 anos para concluir sua formação acadêmica, daí para mais, quando não se envereda pelos caminhos da pesquisa e da extensão universitária.
Isso sem contar que o professor precisa se capacitar quase que anualmente  e essa capacitação se dá através de aprofundamentos de sua própria prática docente em cursos de extensão, lato sensu, algum idioma, novas tecnologias... Enfim, seu universo é o estudo e através de inúmeras incumbências pertinentes à sua área de atuação, muitas vezes pode parecer distanciado do mundo, alheio às preocupações comuns da comunidade que o cerca.

Quando o professor objetiva sua formação para o Ensino a Distância, sua atuação se torna mais específica, pois além utilizar de seus conhecimentos didáticos e inerentes à sua formação inicial; por vez que não há o contato físico diário com os alunos, seu tato deverá ser maior ao lidar com todos os tipos de personalidades possíveis por detrás de uma tela. 

Seus argumentos, ponderados, objetivos e lógicos deverão ser permeados por uma linguagem que estabeleça o rigor acadêmico e, simultaneamente, incentivar o aluno desmotivado a não desistir do curso escolhido.

 
O professor tutor em EaD acumula as funções de orientador, coordenador de atividades, provocador dos debates, incentivador e avaliador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, deverá se valer de seu savoir-faire para concatenar suas atividades diárias de tutor, nas problemáticas inerentes a atribuição do cargo, como os contratempos diários que os alunos possam apresentar, com serenidade, franqueza e competência. É uma tarefa que envolve paciência, persistência e energia.

Assim, quando se é pensado todo o esforço de um professor tutor a distância para se manter nesse ideal educativo, deve ser levado em conta a lei natural que nos selecionou enquanto seres vivos dominantes "Só os mais aptos e mais fortes sobrevivem" . Alguns profissionais talvez identificados com outros tipos de docência, apesar de considerarem a hipótese da tutoria em EaD como desafiador campo de trabalho ou experiência profissional, podem não se identificar com os moldes propostos. Ou seja, mesmo tendo feito o curso de tutoria em EaD, não entenderem esse ponto de partida como algo palpável para suas necessidades acadêmicas a curto ou médio prazo.

Todavia, um trabalho gratificante. O adágio popular assegura que "longe dos olhos, perto do coração" essa é o ditado que mais podemos adotar no curso de Pedagogia a distância, pois o educador, mesmo longe dos olhos deveria ter o mesmo carinho por aqueles alunos do curso presencial, o mesmo cuidado, talvez redobrado, uma vez que "O que os olhos não veem o coração sente"

20 de mai. de 2012

20 de Maio - Dia do Pedagogo

 

 
Como pedagoga, rogo que todos nós tenhamos um estímulo a mais para continuarmos construindo o caminho da educação. Nem sempre somos bem compreendidos, mas ser pedagogo é conduzir a educação rumo ao progresso e ao futuro.



Ser Pedagogo...


Ser Pedagogo não é apenas ser Professora, Mestre, Tia, Coordenadora, Supervisora, Orientadora, Dona de escola. 
É mais do que isso
É ser Responsável.
Ser Pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada sem valores morais nem princípios.
Ser Pedagogo é ser valente, pois sabemos das dificuldades que temos em nossa profissão em nosso dia a dia.
Ser Pedagogo é saber conhecer seu caminho, sua meta, e saber atingir seus objetivos.
Ser Pedagogo é saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião.
Ser Pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos.
Talvez até mesmo o futuro...
Nas mãos de um Pedagogo concentra-se o futuro de muitos médicos, dentistas, farmacêuticos, engenheiros, advogados, jornalistas, publicitários ou qualquer outra profissão...
Ser Pedagogo é ser responsável pela vida, pelo caminho de cada um destes profissionais que hoje na faculdade e na sociedade nem se quer lembram que um dia passaram pelas mãos de um Pedagogo.
Ser Pedagogo é ser mais que profissional, é ser alguém que acredita na sociedade, no mundo, na vida.
Ser Pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança.
Hoje em dia ser Pedagogo em uma sociedade tão competitiva e consumista não torna-se uma profissão muito atraente, e realmente não é.
Pois os valores, as crenças, os princípios, os desejos estão aquém do intelecto humano.
Hoje a sociedade globalizada está muito voltada para a vida materialista.
As pessoas perderam- se no caminho da dignidade e optaram pelo atalho da competitividade, 
é triste pensar assim, muito triste
pois este é o mundo dos nossos filhos
crianças que irão crescer e tornar- se adultos.
Adultos em um mundo muito poluído de idéias e sentimentos sem razão.
Adultos que não sabem o que realmente são
Alienados, com interesses voltados apenas pelo Ter e não pelo Ser.
Ser Pedagogo é ter a missão de mudar não uma Educação retorcida, mas ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir.
Pode ser ideologia pensar assim, mas como Pedagogos temos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade tão carente de valores, sementes que um dia irão florescer.
E quem sabe essa mesma sociedade que hoje é tão infértil possa colher os frutos que só a Pedagogia pode dar.



Ser Pedagogo por Vanessa B. de Carvalho, 2007

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