11 de jan. de 2013

Seu filho sofre de TDAH? 8 sintomas para você ficar atento


TDAH

Déficit de atenção: 8 sinais aos quais os pais devem ficar atentos

Aretha Yarak

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/deficit-de-atencao-8-sinais-aos-quais-os-pais-devem-ficar-atentos 

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma doença cercada de controvérsia. Por atingir principalmente crianças, muito pais enxergam problemas onde eles não existem — sintomas isolados são comuns nesta fase da vida. Também há quem não preste atenção ao conjunto de sintomas que a caracterizam: quadros de desatenção, hiperatividade e impulsividade de maneira exacerbada. 
Há um grande número de crianças com a doença, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), cerca de 3% a 5% das crianças brasileiras sofrem de TDAH, das quais de 60% a 85% permanecem com o transtorno na adolescência.
É preciso enfrentá-la cedo. Quando não diagnosticada e tratada, pode trazer sérios prejuízos a curto e longo prazo. Em crianças, é comum a queda no rendimento escolar, por causa de desorganização, da falta de paciência para assistir às aulas e estudar. Na fase adulta, o problema pode ser a causa de uma severa baixa auto-estima, além de afetar os relacionamentos interpessoais, uma vez que a pessoa tem dificuldades em se ajustar a horários e compromissos e, frequentemente, não consegue prestar atenção no parceiro.  
Confira abaixo oito desses sintomas que, quando aparecem com freqüência e em mais de um ambiente (escola e casa, por exemplo), podem servir como um alerta de que chegou a hora de procurar ajuda profissional.

Distração

As crianças com TDAH perdem facilmente o foco das atividades quando há algum estímulo do ambiente externo, como barulhos ou movimentações. Elas também se perdem em pensamentos “internos” e chegam a dar a impressão de serem “avoadas”. Essas distrações podem prejudicar o aprendizado, levando o aluno a ter um desempenho muito abaixo do esperado

Perda de objetos

Perder coisas necessárias para as tarefas e atividades, tais como brinquedos, obrigações escolares, lápis, livros ou ferramentas, é quase uma rotina. A criança chega a perder o mesmo objeto diversas vezes e esquece rapidamente do que lhe é dado.

Lição escolar

Impaciente, não consegue manter a atenção por muito tempo. Por isso tem dificuldade em terminar a tarefa escolar, pois não consegue se manter concentrada do começo ao fim, e acaba se levantando, andando pela casa, brincando com o irmão, fazendo desenhos...

Movimentação constante


HIPERATIVIDADE
Traço típico da hiperatividade, é comum que mãos e pés estejam sempre em movimento, já que ficar parado é praticamente impossível. A criança acaba se levantando toda hora na sala de aula e costuma subir em móveis e em situações nas quais isso é inapropriado. Para os pais, é como se o filho estivesse “ligado na tomada”.

Paciência


Tendem a ser impulsivas e não conseguem esperar pela sua vez em filas de espera em lojas, cinema ou mesmo para brincar. É comum ainda que não esperem pelo fim da pergunta para darem uma resposta e que cheguem a interromper outras pessoas.

Desatenção


Distraída e sem conseguir prestar atenção na conversa, dificilmente consegue se lembrar de um pedido dos pais ou mesmo de uma regra da casa. A sensação que se tem é a de que ela vive “ no mundo da lua”. É comum, portanto, que os pais acabem repetindo inúmeras vezes a mesma coisa para a criança, que nunca se lembra do que foi dito.

Impulsividade


A criança com TDAH não tem paciência nem para concluir um pensamento. Assim, ela acaba agindo sem pensar e chega a ser impulsiva e explosiva em alguns momentos. Os rompantes podem ser vistos, por exemplo, durante brincadeiras com os demais colegas que culminem em brigas ou discussões.

* Fontes: Maria Conceição do Rosário, psiquiatra e professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Child Study Center, da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e Thiago Strahler Rivero, psicólogo do Departamento de Psicobiologia do Centro Paulista de Neuropsicologia da Unifesp


Apelo emocionado de mãe para conseguir ajuda para sua filhinha com síndrome de Sandhoff - ajudem!


Prezados leitores 
Não peço por mim, mas por uma mãe desesperada. 
Ajudando a divulgar por um exercício de cidadania e compaixão.
Obrigada pela atenção -  vamos contribuir 

Semíramis

Quando um coração de mãe pede, não devemos dizer não....



Meu nome é Luciana, e meu esposo é o Aziz, somos de Teresina-PI, estou escrevendo 
pois estamos passando por 

um momento muito dificil e precisando muito de ajuda.

Minha filha Gabriela nasceu com uma rara doença chamada Sandhoff, 

é uma doença degenerativa e fatal... estamos lutando muito meu amigo para tentar salvar a vida
dela.... encontramos um tratamento que pode salvá-la em Lima Peru, é com células tronco e uma 
terapia genica e nao tem no Brasil, é a única chance que minha filha, que hoje esta com 4 anos 
e 9 meses,  tem... Ja levamos a Gabi para esse tratamento e ela esta respondendo, não podemos
desistir!! Qual a mãe que desiste de um filho? nuncaaaa!! Porem o tratamento é muito caro, 
25 mil dolares e tem as despesas com passagens, materiais, equipamentos, enfermeira que 
preciso levar, tudo fica em torno de 65 mil reais, é muito alto o valor, e o tratamento esta 
marcado para fevereiro agora ... de 2013..  Ja consegui depois de muita divulgação na imprensa
aqui de Teresina 25 mil reais, mais ainda falta muito, estou vendendo rifa, e tem um humorista
que ira fazer um show, espero chegar a 40 mil ... mas ainda faltara muito para completar o valor..

Peço humildemente, que se puder nos ajude, ajude minha filha continuar lutando para viver! 
 Sei que preciso de um milagre, e que tudo esta nas mãos do nosso bondoso Pai... 
mas acredito muito que Deus pode sim mudar tudo, que Ele pode usar esses
médicos em favor da Gabi, e a ajudando abrir portas para ajudar outras crianças que sofrem 
dessas doenças tão crueis... Peço mesmo pela misericordia DIVINA!

Se vocês puderem me ajudar compartilhando esse e-mail com seus amigos, nos centros espiritas
e pedindo pela Gabi, agradeço imensamente e rogo a Deus que toque o coração das pessoas ... 
que ajudem minha filhinha! 
Tenho um blog www.unidaspelavida.com lá tem todas as reportagens e matérias e tudo que disse 
é verdade infelizmente...
Tenho facebook tb, Luciana Pallin, e adiciono a todos e respondo o que tiverem duvida.... 
Minha filha não fala, não anda, não come pela boca, ela tem uma sonda direto no estomago, 
mas ela tem uma FORÇA INCRÍVEL, e quer VIVER! Ela luta muito..., nós sabemos que há um 
espírito muito iluminado no corpo fragil da minha filha... e que nos ensina a cada dia com sua 
força, com sua resignação, com sua pureza. 
Agradeço demais tudo que puderem fazer por ela, de coração ! 
Fica com a Paz de DEUS ! E que Deus ilumine todos os seus passos, e te proteja onde vocês forem!


Luciana e GABI 





MINHA LUTA COMEÇA, COM OS JOELHOS NO CHÃO !



                             Luciana e Gabi
Minha força vem de um Deus que faz  milagres, minha fé está  além do impossivel !
                                           www.unidaspelavida.com

4 de jan. de 2013

A incrível história do Galinha Tonta, um "mineirim" que fundou uma escola de línguas em São Francisco

A incrível história do Galinha Tonta
Galinha Tonta - Associação Espaço Fala Menino

Gert Mueller esteve na cidade de São Francisco [Minas Gerais], à beira do Rio São Francisco e encontrou um capiau sem os dentes da frente que se chama Evaldson Bispo dos Santos (vulgo Galinha Tonta) que fala e lê inglês, alemão e japonês. Êle disse que apareceram, em sonho, três meninos, um inglês, um alemão e um japonês que lhe ensinaram os respectivos idiomas! Gert ficou impressionado com o alemão dele e falou bem rápido para ver se entendia, e o Evaldson entendeu tudo! Entrei em um site agora e vi que ele montou uma escola no quintal de sua casa e ensina os 3 idiomas para pessoas carentes. O Gert falou que quando aparecem estrangeiros no hotel onde estava o pessoal chama o Galinha Tonta para traduzir... não é incrível!?
Evaldson já foi apresentado no Fantástico - (http://www.galinhatonta.com.br/) e já se encontrou com o Imperador Hirohito do Japão.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BmG4BwcThkE

30 de dez. de 2012

Seja Feliz, Feliz 2013!


Foto: Aos amigos, amigas, alunos, colegas, fãs, com votos de um 2013 de felicidade e paz. 

Se eu pudesse te dar um único conselho hoje, que te valesse para o ano que está chegando, eu diria para você SER FELIZ. Não ser feliz acanhadamente, aceitando as coisas que venham e se contentando com as migalhas de felicidade, mas que que você conquiste seus sonhos. 
Ouse sonhar, porém não se acanhe e corra atrás daquilo que sonhas. Se arrume, se cuide, estude, trabalhe - conheça novas pessoas. Se afaste de pessoas negativas e pessimistas, busque as que transmitam alegria e força de vontade.
 Não se deixe levar pela preguiça - a preguiça espanta os sonhos. Nem se deixe abater pelo que algumas pessoas pensam ou falem de você, para você. A maioria da pessoas não vive, fingem que vive e são tão boas nisso, que nos dá a impressão de que elas estão certas e você não.
Cada um de nós é o responsável pela sua própria felicidade, não a deposite nos outros - esses outros podem ser irmãos, pais, namorados, amigos... Ninguém fará isso por você por mais boa intenção que a pessoa possa ter ( e o inferno ainda está cheio de gente bem intencionada) 
Assuma que você quer algo e segue adiante. Você quer um namorado? ninguém vai chegar em você com um buquê de flores, cheiroso e bem arrumado, qual um príncipe encantado se você não sai de casa (mesmo que você saia de casa, isso anda um bocado difícil...) Se você não se cuida a coisa fica ainda pior... com o tempo o corpo vai perdendo o viço, a graça, os cabelos vão perdendo a cor e você vai perdendo a graça... e como vc consegue? simples, vivendo. A gente vive quando acorda, espreguiça gostosamente pensando no dia maravilhoso que terá, enquanto agradece ao Criador por todas as coisas incríveis que te aconteceram e as que acontecerão, enquanto se arruma para enfrentar o dia. 
Viver plenamente, é viver sem lamurias, buscando ser feliz em primeiro lugar.  Procure buscar beleza em sua vida: para que as coisas boas possam te acontecer você deve buscar as coisas boas primeiro. É uma senha para se viver feliz - se afaste das coisas ruins que te cercam e busque apenas as que te deem prazer - um banho de mar, um passeio de bicicleta, um vôo de asa delta, o brincar com um gato, o cuidado consigo mesma- as pequenas coisas que fazemos no dia a dia são as mais importantes para alcançarmos a felicidade. 
Cante se quiser cantar, dance se gostar de dançar, ria e ria muito, pinte, borde.... o mais importante é ser você - use um chapéu colorido, uma flor no cabelo, arrase no visual ou simplemente ande de havaianas e calça jeans desbotada. As pessoas te amarão do jeito que você for, porém somente se você ousar a ser feliz e tão somente dessa forma... Você é o único responsável por sua felicidade.

Feliz 2013! Feliz!

Semíramis Alencar 
30/12/12Aos amigos, amigas, alunos, colegas, fãs, com votos de um 2013 de felicidade e paz.

Se eu pudesse te dar um único conselho hoje, que te valesse para o ano que está chegando, eu diria para você SER FELIZ. Não ser feliz acanhadamente, aceitando as coisas que venham e se contentando com as migalhas de felicidade, mas que que você conquiste seus sonhos.
Ouse sonhar, porém não se acanhe e corra atrás daquilo que sonhas. Se arrume, se cuide, estude, trabalhe - conheça novas pessoas. Se afaste de pessoas negativas e pessimistas, busque as que transmitam alegria e força de vontade.
Não se deixe levar pela preguiça - a preguiça espanta os sonhos. Nem se deixe abater pelo que algumas pessoas pensam ou falem de você, para você. A maioria da pessoas não vive, fingem que vive e são tão boas nisso, que nos dá a impressão de que elas estão certas e você não.
Cada um de nós é o responsável pela sua própria felicidade, não a deposite nos outros - esses outros podem ser irmãos, pais, namorados, amigos... Ninguém fará isso por você por mais boa intenção que a pessoa possa ter ( e o inferno ainda está cheio de gente bem intencionada)
Assuma que você quer algo e segue adiante. Você quer um namorado? ninguém vai chegar em você com um buquê de flores, cheiroso e bem arrumado, qual um príncipe encantado se você não sai de casa (mesmo que você saia de casa, isso anda um bocado difícil...) Se você não se cuida a coisa fica ainda pior... com o tempo o corpo vai perdendo o viço, a graça, os cabelos vão perdendo a cor e você vai perdendo a graça... e como vc consegue? simples, vivendo. A gente vive quando acorda, espreguiça gostosamente pensando no dia maravilhoso que terá, enquanto agradece ao Criador por todas as coisas incríveis que te aconteceram e as que acontecerão, enquanto se arruma para enfrentar o dia.
Viver plenamente, é viver sem lamurias, buscando ser feliz em primeiro lugar. Procure buscar beleza em sua vida: para que as coisas boas possam te acontecer você deve buscar as coisas boas primeiro. É uma senha para se viver feliz - se afaste das coisas ruins que te cercam e busque apenas as que te deem prazer - um banho de mar, um passeio de bicicleta, um vôo de asa delta, o brincar com um gato, o cuidado consigo mesma- as pequenas coisas que fazemos no dia a dia são as mais importantes para alcançarmos a felicidade.
Cante se quiser cantar, dance se gostar de dançar, ria e ria muito, pinte, borde.... o mais importante é ser você - use um chapéu colorido, uma flor no cabelo, arrase no visual ou simplemente ande de havaianas e calça jeans desbotada. As pessoas te amarão do jeito que você for, porém somente se você ousar a ser feliz e tão somente dessa forma... Você é o único responsável por sua felicidade.

Feliz 2013! Feliz!

Semíramis Alencar
30/12/12

27 de dez. de 2012

Educadores apontam sites com conteúdos educativos para crianças

Educadores apontam sites com conteúdos educativos para crianças

http://canaldoensino.com.br/blog/educadores-apontam-sites-com-conteudos-educativos-para-criancas 
Seu filho faz parte da chamada "geração Y". Também conhecida como geração da Internet, ela é composta por nascidos depois da década de 80 e tem como principal característica o seu crescimento em uma época de grandes avanços tecnológicos. Isso quer dizer que o computador faz ou fará parte da rotina dele (como a TV talvez tenha feito da sua). "As crianças e os adolescentes de hoje são nativos do computador e da internet. Já os adultos são imigrantes. São relações muito diferentes", afirma Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informática do Colégio Santa Marcelina, em São Paulo.
Um dos principais símbolos dessa nova geração é justamente a internet. Seja ela via computador, seja via celular. A pesquisa Kids Expert 2008, encomendada pelo canal infantil Cartoon Network, mostra que 60% das meninas entre 7 e 15 anos ficam entre 30 minutos e quatro horas por dia conectados. Entre os meninos, o percentual é de 55%. Mais de 6 500 crianças foram entrevistadas no ano passado.
E o que essas crianças e esses adolescentes fazem na rede? Essa mesma pesquisa mostrou que eles passam boa parte do tempo em programas de mensagens instantâneas e redes sociais, como Orkut e Facebook, conversando com amigos e visitando álbuns de fotos - passatempos que não necessariamente acrescentam algo à formação intelectual.
O tempo passado na Internet pode ser voltado para o aprendizado e a aquisição de conhecimentos. Há diversos sites que incentivam o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, ampliando o seu universo cultural. Combinando informação com diversão, eles são, também, um excelente passatempo, que podem entreter e divertir os jovens. "Há conteúdos muito ricos na internet, para todas as idades. Acessando sites adequados para a faixa etária, crianças e adolescentes poderão aproveitar o que há de melhor na rede", diz Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS.
É justamente por isso que os pais devem participar mais dessa navegação, dessa exploração do mundo, orientando os filhos e fazendo uma mediação durante os momentos em que ele usa o computador. Mesmo em sites seguros, de conteúdo educativo, pode haver "falha" na segurança. Sites voltados para crianças com comunidades que possibilitam a interação entre os internautas, por exemplo, precisam de moderação e de um bom sistema de cadastro. "Um dos maiores perigos da internet é a pedofilia. Em comunidades e sites de relacionamento, as crianças correm risco de se relacionar com pessoas mal intencionadas", alerta a educadora Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania.
Outra recomendação dos educadores é que os pais atentem ao excesso de publicidade em determinadas páginas – há um projeto de lei em tramitação no Congresso que proíbe qualquer tipo de comunicação mercadológica voltada para crianças. "O apelo ao consumo por parte das crianças é algo condenável", afirma Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Também é bom prestar atenção no tempo passado em frente ao computador. "É preciso evitar que o computador se transforme em uma babá eletrônica. Ele deve ser apenas um dos muitos recursos usados na Educação de crianças e adolescentes", recomenda Helena Cortês.
A equipe do Educar para Crescer fez uma lista de sites educativos para crianças e adolescentes e solicitou a avaliação de seis especialistas em Educação:
  • Adriana Bruno, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Helena Cortês, professora da Faculdade de Educação da PUC-RS
  • Humberto Estevam, diretor de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • João Luís de Almeida Machado, doutor em Educação pela PUC-SP e coordenador pedagógico da Escola Moppe, em São José dos Campos (SP)
  • Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer para a Cidadania
  • Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP
  • Melina Veiga, especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e professora de Informáticado Colégio Santa Marcelina, em São Paulo
Veja a seleção de sites para crianças e adolescentes avaliados pelos educadores. Preste atenção às recomendações e divirta-se com o seu filho!

26 de dez. de 2012

Cuidado com as crianças na piscina! No verão, aumentam os casos de afogamento de crianças em piscinas e praias - é bom ficar de olho!

Se você tem piscina em casa, ou costuma frequentar algum clube juntamente com seus filhos. É essencial que se mantenha alerta para os cuidados necessário que se devem ter com crianças próximas a piscina; o mesmo é válido para praias.
Piscinas:
1- Jamais deixe seu filho sozinho em uma piscina, seja rasa ou não. Esteja próxima, e se ele for pequenino esteja com ele, não se descuide nem por um minuto. Um simples descuido é suficiente para que ele afunde e se afogue. Isso vale para os banhos na banheira em casa também, não o deixe NUNCA sozinho. Não sou fatalista, sou realista.
2- Caso você tenha piscina em casa e não possa estar sempre por perto, instale equipamentos de alarme de aproximação nas bordas da piscina, ou seja, quando seu filho aproximar-se das bordas o alarme irá soar, assim será facil chegar alguem a tempo para evitar que ele caia na piscina.
3- Atenção REDOBRADA com os ralos da piscinas e aparelhos de succção e higienização da agua, instalados na mesma. Se tiver piscina em casa cuide para que a capacidade de sucção do aparelho seja adequada ao tamanho e quantidade de metros cubidos de agua que contem a piscina, caso contrario pode ocorrer algum erro na instalação ou manutenção e o aparelho ser de maior potencia que o necessario; exercendo assim uma força de sucção maior do que o necessario, podendo ocasionar acidentes.
Praias:
1- Não deixe seu filho sozinho na agua e nem na areia.
2- Caso seu filho entre na agua, acompanhe-o e esteja atenta para o limite de segurança da praia.
3- Esteja atenta para as praias que estão proibidas de frequencia, devido a sujidade da agua.

Atividades criativas nas férias

E estamos de férias! que tal fazer as férias de seu filho ainda mais criativas? Nos dias de hoje é comum os pais deixarem seus filhos diante dos aparelhos eletrônicos, conectados, mesmo porque o trânsito e a violência nas grandes cidades nos leva a manter nossos filhos numa redoma. Compreensível, mas não indicado. A criança necessita do espaço social para aprender a conviver, a ser, a fazer e a aprender em conjunto.
Coloque seu filho para aprender um instrumento musical, ou praticar um esporte leve, ou ainda, ensine/aprenda com ele coisas novas

Reblogado de 

Educação em todo lugar

Aprendemos coisas novas a todo momento. As férias podem ser uma ótima temporada pra descobertas.


21/06/2012 12:38
Texto Camilo Gomide
Educar
Foto: Omar Paixão
Criança e pai pedalando
"Não é só indo na escola que se aprende. Crianças e jovens podem aprender com avós, tios e até mesmo entre eles"
Não é só na escola que descobrimos coisas novas. O aprendizado pode acontecer em qualquer lugar e não é necessariamente algo chato ou metódico. Em linhas gerais, aprender significa colocar em prática um novo conhecimento, seja uma receita de bolo, seja o nome de uma árvore, seja uma música ou seja um conceito de física. "Em geral, o aprendizado acontece da seguinte maneira: observamos algo desconhecido, manipulamos, organizamos, classificamos e utilizamos esse conhecimento em situações novas", explica Maria Ângela Barbato Carneiro, professora da faculdade de Educação da PUC-SP.

Por meio de uma brincadeira, por exemplo, a criança pode aprender habilidades sociais que serão fundamentais na vida adulta. "Na brincadeira a criança fica ativa tanto mentalmente quanto fisicamente. É uma forma de ela interagir, aprender a seguir regras, contestar e desenvolver autonomia", diz Maria Ângela, que também coordena o núcleo de cultura e estudos do brincar da PUC-SP. É por isso que, durante as férias, também é possível aprender muito - seja em viagens, seja em passeios na própria cidade, seja em casa: lendo um livro ou jogando cartas com os amigos. Em sala de aula, o aprendizado passa por um planejamento, fora dela acontece naturalmente, é absolutamente informal, mas não menos importante. "Não é só indo na escola que se aprende. Crianças e jovens podem aprender com avós, tios e até mesmo entre eles", diz a professora.

Os pais, por sua vez, têm um papel fundamental na aprendizagem dos filhos. "Ouvir músicas juntos, ler livros, andar de bicicleta, além de ensinar, estabelece vínculos maiores entre pais e filhos", diz Maria Ângela Barbato Carneiro. Dependendo da abordagem usada pelos pais, uma visita ao museu pode ser muito divertida. "Não podemos adotar um discurso chato e professoral na hora de levar crianças e jovens a cinemas, museus e teatros. É preciso associar esses programas ao lazer", diz Verônica Dias, professora de cinema e televisão da PUC. O segredo é respeitar o tempo do jovem e da criança.

À medida que o jovem vai criando um repertório, é legal oferecer mais diversidade, sem forçar nada, é claro. Se ele só comer arroz e feijão não saberá que gosta de macarrão. A única maneira de alguém descobrir se gosta de uma atividade é experimentando. "As pessoas só se interessam por aquilo que têm contato. A criança e o jovem não vão gostar de livros, museus e filmes se não forem apresentados a esse universo", diz Verônica Dias, professora de cinema e televisão da PUC.

Mas espera aí? Férias não são para descansar? O descanso não é importante para a mente relaxar e ficar pronta para novos conteúdos? "Sim, a criança nas férias também tem de brincar, ficar em casa e com os amigos", diz Luciana Fevorini, coordenadora pedagógica do ensino fundamental e médio do Colégio Equipe. Mas há crianças que têm energia demais pra ficarem paradas. O mais importante nesse período é não forçar a nada e deixá-las escolher o que vão fazer. Dessa maneira, elas poderão aproveitar e aprender mais. 

Redes sociais, as novas parceiras de estudo

Redes sociais, as novas parceiras de estudo

Reblogado de http://canaldoensino.com.br/blog/redes-sociais-as-novas-parceiras-de-estudo

Escolas usam Facebook  e até criam sites próprios para conectar alunos e professores.
Twitter e Facebook  costumam ser considerados inimigos dos estudos por muita gente. Mas algumas escolas já estão se rendendo às redes sociais e as usando como aliadas na preparação dos estudantes e na comunicação entre alunos e professores.
A Escola Parque, na Gávea, desenvolveu, no início do ano passado, a EP2, uma rede social interna semelhante ao Facebook. O projeto foi criado dentro da plataforma Ning, que permite a qualquer um customizar uma rede de acordo com suas necessidades. Na EP2, estudantes a partir do 6 ano podem escrever em seus murais, enviar mensagens diretas e participar de grupos de interesses específicos. O espaço virtual é coabitado por alunos e professores.
O coordenador do segundo segmento do ensino fundamental da escola, Giocondo Magalhães, explica que a ideia é educar os mais novos para as possibilidades de uso e também sobre os perigos das redes. Além de ser mais um espaço de difusão do conteúdo das disciplinas e dos trabalhos escolares.
— Ninguém ensina para eles como atuar nos meios digitais. O que a gente tenta é ajudá-los a tirar um uso pedagógico disso. Já acontecia de um professor colocar conteúdo sobre a disciplina no Facebook, como um vídeo do YouTube. Nossa ideia foi trazer essas experiências para um ambiente seguro, que fosse uma extensão virtual da escola. Além de não ter a limitação de idade de redes como o Facebook (que só aceita usuários maiores de 13 anos, o que é largamente burlado) — afirma o professor.
Professores ficam alertas para evitar cyberbullying
Os estudantes tiveram voz ativa na criação da EP2, apontando os recursos que julgavam mais importantes. E a participação rendeu frutos, pois os alunos abraçaram a ideia. Eles contam que, na rede, compartilham fotos e vídeos, além de usar a ferramenta de bate-papo e, principalmente, tirar dúvidas com professores.
— Uso bastante a EP2 para falar com os professores. Eles tiram dúvidas das matérias, é muito bom. Parece que eles ficam lá o dia inteiro, sempre estão on-line — conta Tamara Castorino, de 12 anos, que vai começar o 8 ano.
O coordenador afirma que os estudantes têm liberdade para postar e criar grupos de acordo com seu interesse. Na rede, é possível encontrar alguns dedicados a ídolos adolescentes, como Justin Bieber, e a times de futebol, como o Botafogo. Contudo, ele diz que há uma supervisão para evitar qualquer tipo de cyberbullying.
— Há uma questão de ética nas redes que a gente trabalha com eles. Ali, estão valendo os mesmos valores da escola. Discutimos com eles tudo ligado à discriminação e continuamos de olho para evitá-la — diz.
No Colégio Palas, no Recreio, a vontade da integração resultou na criação de um grupo no Facebook da turma do 3 ano do ensino médio, exclusivo para para alunos e professores da escola. Foi lá que eles passaram o ano passado trocando informações sobre datas de inscrição em vestibulares, resultado de provas do colégio e de seleções da universidades Além de tirar dúvidas das lições de casa e postarem vídeos e reportagens sobre os assuntos que viram em sala de aula.
— Os estudantes usam muito e há professores engajados também. A gente valoriza, mas $ão prioriza. Eles estudam com o grupo, vão trocando informações entre si. E dessa maneira funciona. Além disso, tem um fator motivacional também: um dá força para o outro o tempo todo — afirma Célia Regina, coordenadora da escola.
A professora Eloiza Gomes de Oliveira, da Faculdade Educação da Uerj, e pesquisadora do uso das redes sociais na educação, é a favor da escola usá-las como ferramentas pedagógicas. Mas alerta que é preciso seguir alguns passos para que o projeto dê certo e conte com a efetiva participação dos estudantes.
— As redes são um espaço de liberdade para os adolescentes, são um lugar para eles se expressarem. Quando a escola entra, não é a mesma coisa. Os alunos temem ser policiados, então é preciso ser muito transparente na relação. É preciso garantir a autonomia $estudante para que a dinâmica possa acontecer. O professor dá o pontapé inicial, mas não pode engessar a experiência — defende ela, que descarta a possibilidade de o uso das redes sociais provocar distração. — Quando eles fazem um trabalho em grupo, não estudam o tempo inteiro. Eles conversam, jogam. Isso não é uma coisa da internet, é natural do próprio jovem.
Grandes grupos internacionais de educação, voltados principalmente para cursos de inglês e preparatórios para a universidade, também miram no chamado "social learning". O conceito pretende levar interatividade e a colaboração, base da chamada web 2.0, para o centro do processo de aprendizado.
A EmbassyCES, braço de idiomas do Study Group, montou o portal Study Smart. Nele, o foco é no aprendizado do aluno fora de sala de aula. Estão disponíveis exercícios interativos e o plano de aula para cada semana. Assim, o estudante pode acompanhar o seu progresso e até acelerar sua troca de nível. A Study Smart aposta também na interatividade: os próprios estudantes criam glossário de termos para as unidades do livro e ainda podem fazer grupos de estudo em salas de bate-papo.
Já a Kaplan International lançou em 2011 um projeto piloto, o Student Portal, implantado em uma escola em Londres e outra em Sydney, na Austrália. O formato é bem parecido com o do Facebook, com timeline, chat e mensagens privadas. Por enquanto, ele é usado principalmente por estudantes estrangeiros que ainda vão chegar aos cursos e aproveitam para se conhecer melhor. Há uma seção também que permite se inscrever nos passeios oferecidos pela escola no seu tempo livre, como idas a partidas de futebol ou museus.
A ideia é, no futuro, integrar totalmente a rede social à plataforma de ensino virtual já existente. Atualmente, a conexão é feita apenas através de um blog. Para o diretor-geral da Kaplan no Reino Unido e Irlanda, Erez Tocker, a proposta é aproveitar o tempo que os jovens já passam conectados.
— Eles passam muito tempo conectados, especialmente no Facebook. Então, a ideia é que o portal seja o nosso próprio Facebook e que eles passem mais tempo lá. Não podemos virar às costas para o que já está acontecendo — argumenta Tocker.
Fonte: O Globo

ACOMPANHAR

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