28 de set. de 2018

Metodologias ativas e recursos digitais simples.

Olá professora e professor de Volta Redonda RJ e região:

Turma 6 do curso de maior sucesso nesse ano de 2018.Dois sábados (10/11 e 08/12/18) das 09h as 17h em V. Redonda RJ.Venha atualizar-se experimentando na prática novas formas de aprender e ensinar com metodologias ativas e recursos digitais simples.


Inscrições e mais informações - clique aqui!



Ensinar com metodologias ativas e recursos digitais simples.

Olá professora e professor do Rio capital e região:

Turma 4 do curso de maior sucesso nesse ano de 2018.
Dias 24 e 25/11/18 das 09h as 17h no Rio capital.
Venha atualizar-se experimentando na prática novas formas de aprender e ensinar com metodologias ativas e recursos digitais simples.
Para inscrições e mais informações
 - clique aqui




Lista especial de materiais diversos para professores

Lista de artigos, livros, e-books e demais links sobre metodologias ativas, tecnologias digitais na educação e pesquisa em educação.



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21 de set. de 2018

A importância do debate sobre as fake news

Você sabia que a educação pode ser a principal forma de combate aos falsos boatos que circulam na internet, também conhecidos como “fake news”? 

Afinal, com a facilidade de disseminação da informação no ambiente digital, muitas pessoas estão sujeitas a sofrerem com transtornos desnecessários em seus cotidianos e até a terem suas vidas prejudicadas.
A Entretanto acredita que o debate e o desenvolvimento do pensamento crítico sejam caminhos a serem seguidos dentro da sala de aula. A plataforma, juntamente com a Pearson Brasil, promove uma campanha de conscientização sobre a importância de questionar todas as informações recebidas antes de compartilhá-las.
Abaixo, você confere uma entrevista com o professor universitário e jornalista Arnaldo F. Vieira, que fala um pouco sobre como trabalhar a questão das fake news em sala de aula e a importância da checagem de informações.
Vem com a gente, porque só a #EducaçãoÉaSolução!
Entretanto – Em sua opinião, as pessoas têm noção do impacto que as informações têm em seu dia a dia? Como conscientizar os alunos disso?
As pessoas ainda não têm noção do impacto. Elas vivem à base de informação, necessitam dela, mas não sabem filtrar. Acredito que exista uma falha dos sistemas tradicionais que forneciam informações. Antes, as fontes eram a igreja, os movimentos sociais, os políticos e a televisão. Agora, perdeu-se essa habilidade de gerar informação de qualidade. Quem manda é a rede social, que pode ser errônea pois as pessoas que têm má intenção e objetivos escusos conseguem obter sucesso se aproveitando do que chamo de “ignorância programada” das pessoas.
Estou acompanhando o trabalho de um sociólogo norte-americano chamado Robert Proctor, que escreveu um livro intitulado “Agnotologia”. Nele, ele fala sobre a ciência da “ignorância programática” como sendo a opção que as pessoas fazem pela ignorância ao não confiarem nos mecanismos tradicionais de comunicação e como justamente isso abre espaço para essas falsas informações.
Sou professor universitário há 16 anos e já faz tempo que falo para meus alunos, principalmente de Comunicação Social, que devem duvidar de tudo. Sei que hoje, principalmente para os mais jovens, o tratamento dado para a comunicação é bem diferente do que era anos atrás. Vivemos recebendo uma enorme quantidade de informações superficiais e poucas informações de conteúdo profundo, denso e que sirva para formar uma opinião. Por isso, a dúvida é sempre o pressuposto da verdade.
Entretanto – Na sala de aula, você trabalha este tema de que forma?
Além de ser professor universitário, tenho experiências em cursinhos pré-vestibulares e com o Ensino Médio. Minha prática para transmitir informações mudou muito, não tenho mais aquela aula tradicional de “lousa, giz e professor explanando”. Agora, os alunos perdem atenção com muita facilidade. Uma pesquisa do instituto canadense I-Track mostra que temos menos de 30 segundos para captar e fixar uma informação, e o nível de absorção dessa informação também caiu vertiginosamente.
O professor tem que estar o tempo todo acompanhando essa evolução midiática para se adaptar. A menos que o aluno dependa daquele conhecimento, ele não vai prestar atenção na aula. Tudo que estudo e todo o arcabouço teórico que obtive ficou mais difícil de ser ensinado. Se faço uma citação, ela se perde na aula. Se falo um “meme”, os alunos já pegam o celular na hora para averiguar. Há uma banalização do conceito de educação e comunicação.
Uma forma que encontrei de me adaptar em sala de aula foi através da inserção de vídeos, animações, figuras, gráficos…. Ilustrando o que abordo.
Entretanto – Qual sua opinião sobre o uso do celular em sala de aula? Existem pontos positivos e negativos?
É uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que o celular agiliza a sedimentação da informação, também abre a possibilidade da pessoa se dispersar facilmente. A absorção da informação pode fugir do controle, da base pedagógica e da formulação do pensamento. Prestar atenção em tudo é tirar o foco do que é efetivo ou correto. É uma situação complexa.
Mas temos que levar em consideração o seguinte aspecto: não temos como voltar atrás. Por isso, temos que evoluir juntos. Eu, por exemplo, preparo conteúdos específicos, como uma apresentação em power point, e envio no grupo de Whatsapp da classe, pois ali elas vão receber, analisar e, posteriormente, estudar.
Acredito que o professor tem mesmo que combater, de verdade, é o desvio de atenção. Pois quanto mais informação é disseminada, menos eu aprofundo o conteúdo de cada uma.
Entretanto – Um famoso caso de “fake news” no Brasil foi da Escola Base, com informações incertas sendo repercutidas inclusive pelos maiores veículos jornalísticos. Com a internet, por mais que a informação seja perecível e facilmente esquecida, ela ainda permanece “na nuvem”. Como checar as informações adequadamente, sabendo que elas podem ser mal colocadas mesmo nos canais mais confiáveis?
Esse foi um caso emblemático não só no jornalismo, e serve de lição para outros aspectos sociais, quando analisamos a fundo. A gente viu a histeria coletiva, como as pessoas acreditaram nas próprias verdades, como fantasiaram situações por questões pessoais e como a imprensa foi frágil na checagem da informação.
As informações partiam de uma só fonte, um delegado que tinha interesses pessoais. Naquele ano de 1994, não existia internet para os brasileiros, que dirá facilidade no acesso de informações.
Agora, o ato de checar essas informações, que deveria ser feito profissionalmente por jornalistas, foi alastrado para os consumidores comuns. Nós temos que checar tudo em diversos canais de comunicação e tendo por base os maiores veículos de imprensa, pois eles detêm mais responsabilidade social.
Cabe a nós, hoje em dia, sabermos utilizar os sites de busca, analisarmos os conceitos, cruzarmos os dados em diversos sites e nos perguntarmos até onde aquela informação pode prejudicar algo ou alguém. E o mais importante: não compartilhar o que não sabe a procedência ou não tem checagem adequada, pois ao divulgarmos algo para nossos amigos e familiares, “assinamos” que concordamos com aquilo e somos corresponsáveis por disseminar uma informação sem os devidos cuidados e sem saber se é verdadeira ou falsa.

19 de set. de 2018

Cursos do IBEM inscrições abertas

Você até este domingo, dia 23, para fazer sua inscrição nos cursos online do IBEM.
São 12 cursos à sua disposição, nas áreas de Educação, Gestão e Família.
Com Certificado.
Os cursos iniciam suas atividades na segunda-feira, dia 24.
Então, o que você está esperando?
Estude com o IBEM e esteja pronto para renovar a educação e transformar a humanidade.

Acesse www.ibemeduca.com.br, conheça os cursos e faça sua inscrição ainda hoje!



CURSOS

O IBEM tem compromisso com uma proposta de qualidade, organizando seu modelo educativo com base na adequação do conteúdo, tutoria especializada e suporte técnico-pedagógico. Conheça nossos cursos, escolha entre 25 títulos para estudar.

EAD

O IBEM desenvolve cursos na modalidade a distância, sendo esses cursos livres, conforme Lei n° 9394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Cursos que passam a integrar a educação profissional, sendo de modalidade de educação não-formal.

CERTIFICADO

O IBEM emite certificados após a conclusão de seus cursos, especificando o nome do curso e o número de horas estudadas, garantindo a sua confirmação legal. Inscreva-se hoje mesmo em um dos nossos cursos e conheça uma educação inovadora. Garanta a sua vaga.

18 de set. de 2018

Metodologias Ativas na prática docente

O uso de metodologias ativas na prática docente tornam as relações de aprenderensinar mais participativas, ou seja, criam condições ideias para o desenvolvimento da cooperação, criatividade, autonomia e colaboração nesse mundo da cibercultura. Aliadas as interfaces digitais simples tornam o processo aprendizagemensino ainda mais próximo do mundo em rede contemporâneo.


Prof. Sandro Ribeiro


Clique aqui e veja um exemplo prático de um professor.



14 de set. de 2018

Educação e Spinoza: Para que educar? O mito da finalidade. Texto 4/4.

Esse texto é a parte quatro e a última de uma reflexão sobre os pensamentos do filósofo Spinoza tecidos com os fundamentos da Educação. No primeiro texto provocamos reflexões acerca da Educação utilizada como instrumento da reprodução social. 

No segundo texto apresentamos nossas reflexões acerca do mito da falta, ou seja, por que educar? No terceiro engendramos ideias sobre o mito do método, do “como” educar. Apresentamos agora ideias sobre o mito da finalidade de Spinoza sobre a Educação. Para que educar?

Para Spinoza o fim é uma ilusão e uma projeção humana. Por esse motivo acabamos por imaginar que a Natureza também seja regida em função de um fim. Imagina-se que somos movidos pelos fins que escolhemos e não pelas causas que nos determinam. 

Na Educação, o mito da finalidade opera em complementaridade com as noções de falta e método. Apoiada na divisão que ela mesmo instaura entre sabedores e ignorantes, a educação apresenta-se como detentora privilegiada de um suposto saber capaz de proporcionar o útil (mito da falta). A partir daí ela estabeleceria os meios pelos quais esse saber seria alcançado (mito do método). Completando transformaria esse saber em meta ou fim ao qual todos devem se direcionar (mito da finalidade).

Qual o “modelo de natureza humana” a ser alcançado? Pode algum modelo pré-definido, padronizado e finito impelir-nos a um encontro com nossas próprias forças que já sabemos ser completamente ímpares? Ou serviria somente para reforçar ideias hegemônicas? Conforme (MERÇON, 2008), o caminho seria considerar que o fim a que aspiramos derivaria de uma atenção àquilo que nos potencializa, ou seja, é construído por nosso próprio desejar ativo. 

Que os fins que estabelecemos para nós mesmos sejam concebidos como efeito do nosso desejo e não de causas ou forças externas que nos movem isoladamente. Eis que aqui poderíamos ter um conceito de aprendizagem ativa livre de qualquer paradigma moderno e completamente afastado da busca intencional pela homogeneização de desejos, de saberes e de poderes concentrados. 

Assim como o desejo não nasce da falta, também não é fruto do fim, mas, ao contrário, determina-o. Isso, segundo Spinoza, mudaria completamente a finalidade da educação que geralmente padroniza os resultados em fins coletivos e não considera a potência individualizada. O meu fim seria só o meu fim e o seu fim, seria somente o seu fim, ambos determinados pelos nossos desejos individuais. 

O fim, sempre provisório e singular, seria tomado como verdadeiramente é: um efeito de nosso desejo, de nossos esforços para atualizar e eclodir nossas potências. O professor tecedor de saberes pode utilizar-se das NTIC (novas tecnologias de informação e comunicação) para fomentar e intensificar os encontros dos desejos individuais e coletivos de seus alunos numa perspectiva do conhecimento em rede valendo-se, em seus espaços de tecitura de conhecimentos, de recursos digitais como os sistemas da WEB 2.0 de produção de textos colaborativos online por exemplo. 

A partir daí e com a ajuda das NTIC, a Educação pode vislumbrar uma finalidade que seja individual e determinada por cada potência ao invés de oferecer um único fim coletivo e alcançável a todos os submetidos a ela.

Prof. Sandro Ribeiro – novembro de 2016.

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