3 de out. de 2009
CARTILHA VIDA DE CRIANÇA - VALE A PENA CONHECER O TRABALHO E APOIAR ESSA INICIATIVA
Uma história de luta Em 1998, Marta Serrat e seu filho Pedro Serrat denunciaram, pela primeira vez no Brasil, ao Ministério Publico Estadual do Rio de Janeiro, com o apoio maciço da imprensa, da advogada Dra. Cristina Leonardo e de autoridades americanas e brasileiras, a distribuição de pornografia infantil no Brasil.
Naquela época não existiam, nas instituições policiais e militares, equipamentos, especialistas e, também, leis adequadas para punir crimes eletrônicos de qualquer natureza e, sobretudo, ações condenáveis contra crianças na internet.
Atuando no enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual infantil, desde então, Marta Serrat elaborou a cartilha Vida de Criança para ajudar a sociedade a prevenir crianças e adolescentes contra o que considera "crime contra a humanidade".
Hoje buscamos parcerias e patrocínio, governamental ou privado, para fortalecer esta causa. Faça sua parte por nossas crianças. Entre em contato conosco pelo email cartilhas@gmail.com . Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar ativado para poder visualizar o endereço de email.
NOTA DA REDATORA
Vale lembrar que a Cartilha Vida de Criança além de viabilizar o trabalho com lúdico, o artístico, as orientações morais e normas de conduta social, pelo se caráter trans e interdisciplinar é possível trabalhar programas de saúde, inglês (possui uma versão em inglês)Meio ambiente, ética e cidadania. Excelente conteúdo para ser abordado no cotidiano com as famílias, onde se faz a verdadeira educação.
25 de set. de 2009
Calar a boca - Equipe de Redação do Momento Espírita
CALAR A BOCA
A maioria dos pais deseja que seus filhos sejam felizes. Que cresçam com saúde. Que sejam amados, inteligentes, que conquistem louros na escola, na profissão, na vida.
Apesar disso, nem sempre conseguem seu intento.
Por mais que desejem, por mais que se empenhem, por vezes um dos seus filhos, quando não todos eles, detestam a escola.
Alguns têm problemas de relacionamento, ou não desejam trabalhar, ou, ainda, se envolvem com drogas, crimes, etc.
Muitas vezes nos questionamos: por quê?
Não teremos nos empenhado o suficiente? Onde teremos falhado?
Não devemos esperar que nossos filhos sejam perfeitos, desde que a perfeição não é deste planeta onde vivemos.
Temos que nos preocupar em transformar nosso filho em um homem de bem, bom o bastante para viver no mundo e servir ao mundo.
Com tal disposição, é importante que repensemos a nossa função educativa, como pais.
Dentro do lar, às vezes agimos de forma a invalidar as teorias, ou seja, desmentimos na ação o que aconselhamos aos filhos.
Uma das frases mais ditas, possivelmente, para as nossas crianças, é o famoso "cala a boca!"
Normalmente, a frase cai como um raio sobre um pirralhinho que já repetiu a mesma questão, pelas nossas contas, mais ou menos umas dez vezes.
De verdade, será talvez a quinta. Nossa impaciência é que multiplica de forma equivocada.
Consideremos que a criança é repetitiva mesmo. Faz parte do seu
desenvolvimento infantil a repetição para fixar conceitos e frases que ela vai aprendendo.
Freqüentemente, é preciso explicar dezenas de vezes a mesma coisa para que ela entenda.
E aquela bateria de: "por que, hein?" Leva muitos pais à exaustão.
Mas se a criança está repetindo, se ela está perguntando outra vez, é porque sente a necessidade de uma compreensão que lhe seja satisfatória.
Por isso, não tem jeito. É preciso se munir de paciência, responder, e
responder.
Mesmo porque, caso contrário, os pais podem criar um filho que tem medo de falar, medo de se exprimir, medo de ser repreendido.
Uma criança com esse tipo de insegurança poderá ter dificuldades na escola, pois não entenderá o que foi explicado, mas jamais perguntará.
Nas questões afetivas também terá problemas. Não falará o que pensa, por medo ou insegurança.
Perguntar faz parte do aprendizado. Pensemos bem: não é verdade que a nossa impaciência estoura sobre o pequeno, não porque estejamos cansados de responder os porquês, mas porque não sabemos respondê-los?
Afinal, quem de nós vai saber explicar para o pequenino porque a lua é redonda? Porque a formiguinha anda em fila indiana? Porque ele deve colocar a jaqueta que detesta só porque nós estamos com frio?
Calma deve ser a nossa tônica todos os dias. Dar as explicações necessárias, sem nos alongar muito, nem complicar a resposta.
E lembremos de uma coisa: pessoas educadas não mandam as outras calarem a boca. Demos o exemplo para os nossos filhos.
Você sabia?
Você sabia que nossos filhos são espíritos reencarnados que já passaram por muitas existências?
Por esse motivo não lhes tiremos as oportunidades de aprendizado, nem lhes soneguemos informações, pois eles são filhos de Deus, tanto quanto nós, a caminho da evolução.
Equipe de Redação do Momento Espírita.
16 de set. de 2009
CAMPANHA - Vida de Criança - Ajudem a Divulgar
14 de set. de 2009
Petição contra a Concordata Brasil - Santa Sé
O que o Goveno Lula propõe fere duramente a democracia e a liberdade de crença e culto.
Que nos unamos nesse ideal de justiça, pela paz religiosa
Abraços Fraternos
Semíramis
Postagem Inicial em CCR Comissão de Cidadania e Reprodução
Se você não concorda com a aprovação da concordata, mande sua mensagem o Senado Federal
Clique aqui e assine a petição ao Senado Federal
Nós, defensoras(es) do Estado Laico, da Democracia e dos Direitos Humanos, esperamos que o Senado Federal rejeite o Projeto de Decreto Legislativo 1736/2009, enviado pelo Ministério das Relações Exteriores do Governo Lula ao Parlamento Brasileiro. Esse Decreto prevê a instituição de Estatuto Jurídico que concederá privilégios à Igreja Católica no país.
Acordo entre o Governo brasileiro e a Santa Sé foi encaminhado para o Senado Federal
O Brasil está prestes a aprovar um acordo com a Santa Sé, que estabelece um Tratado Jurídico da Igreja Católica com o país. O projeto foi aprovado na noite do dia 26 de agosto pela Câmara dos Deputados e encaminhado para o Senado Federal. O documento, assinado pelo presidente da República Luís Inácio Lula da Silva em novembro de 2008.
Entidades da sociedade civil têm se manifestado negativamente em relação à assinatura do tratado: a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), representantes de igrejas evangélicas, de entidades que defendem o ensino laico, de ateus, do movimento de mulheres, do movimento negro, entre outras. Já entre os parlamentares, tanto os favoráveis como os contrários à concordata estão pulverizados em vários partidos - nenhum assume posicionamento oficial em relação ao tema.
Outros países, (Espanha, Alemanha, Itália, Portugal) que assinaram acordos semelhantes em contextos históricos ditatoriais, não são necessariamente exemplos de conduta para o Estado brasileiro, mantendo-se ainda a França referência de laicidade. Neste aspecto, o argumento de que "o Estado é Laico, mas a nação é religiosa", reivindicado por defensores do acordo, não se sustenta, já que o princípio da laicidade pressupõe a separação entre o Estado e a Igreja, isto é, entre assuntos públicos e privados, o que garante também que crentes de religiões minoritárias ou não crentes não sofram imposição de uma religião majoritária através do Estado, bem como permite a livre manifestação de todas as religiões, sem privilégios.
Os principais pontos problemáticos da Concordata são as normas que pretende estabelecer em relação à educação pública e ao trabalho. Educação: Estabelece o ensino confessional, dando ênfase à religião católica, quando a definição destes conteúdos compete aos sistemas de ensino, de acordo com o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira. Trabalho: Impede legalmente que quadros ou ex-quadros da igreja (padres, freiras ou outras categorias de religiosos) recorram à justiça do trabalho reivindicando direitos por serviços prestados à Igreja, separando-os, desta maneira, do acesso aos direitos da legislação trabalhista brasileira.
O acordo também envolve temas como casamento; imunidade tributária para as entidades eclesiásticas; e prestação de assistência espiritual em presídios e hospitais e levanta questões como pluralismo, tolerância, limites entre o público e o privado, democracia e a corrida das igrejas pela conquista de mais e mais fiéis numa disputa ferrenha de estratégia e controle midiáticos. A Igreja Católica estaria, no fim das contas, buscando ampliar o uso dos recursos do Estado para fins de evangelização.
Se você não concorda com a aprovação da concordata, mande sua mensagem o Senado Federal
11 de set. de 2009
O Real Sentido
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7 de set. de 2009
07 de Setembro - Dia da Independência
Ao final de agosto de 1822, D. Pedro deslocou-se à província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses.
O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança entre D. Pedro e o "partido brasileiro". Assim, embora a independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.
Em 7 de Setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase "Independência ou Morte!", rompendo os laços de união política com Portugal.
Culminando o longo processo da emancipação, a 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado Imperador com o título de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembro na Capital.
6 de set. de 2009
Conheçam as campanhas promovidas pelo Instituto Cultural Maurício de Sousa
Campanha Coração Bate Feliz |
A Interamerican Heart Fundation é a responsável pela difusão do material e metodologia da American Heart Association, que é o principal instrumento americano na prevenção e tratamento das doenças cardíacas.
Em Fevereiro de 1987, os Estúdios Mauricio de Sousa receberam a visita da Dra. Beatriz Champagne, diretora do projeto Heart Power, promovido pela American Heart Association.
Tal programa envolve os EUA, Canadá e alguns países da América Latina.
Ao conhecer nosso trabalho, Dra. Beatriz demonstrou enorme interesse em desenvolver, em parceria, um projeto semelhante, nos moldes de nossa realidade.
Sua participação seria no sentido de nos fornecer respaldo didático da American Heart Association.
Assim, o projeto ganha uma roupagem típicamente brasileira com a turma da Mônica e é batizado com o nome "Coração Bate Feliz".
O Programa tem como objetivo básico estimular as crianças a desenvolverem determinados hábitos para que, no futuro, tenham uma vida mais plena e um coração mais saudável.
O projeto atingirá crianças estudantes de 7 a 16 anos, como público alvo, e como paralelo, a comunidade.
O "Coração Bate Feliz" trata de dois aspectos fundamentais: o de prevenção (fatores de riscos cardiovasculares mutáveis) e o de suporte básico de vida.
Em prevenção os assuntos tratados serão:
- Combate ao fumo.
- Estímulo às práticas esportivas e combate ao sedentarismo.
- Alimentação saudável.
Em suporte básico de vida:
- Ressuscitação - aperfeiçoamento de suporte básico de vida para crianças.
- Visa o aprendizado das manobras básicas de ressuscitação por crianças e pais.
A Divisão de Saúde do Instituto Cultural Mauricio de Sousa FUNCOR, INCOR e médicos que chefiam cadeiras nas universidades farão parte de uma comissão de controle.
Esta comissão dará orientações a médicos residentes e educadores que, por sua vez, farão um treinamento com os professores, no sentido de orientá-los quanto ao objetivo do programa, as formas de utilização do material e metas a serem alcançadas.
O material utilizado neste trabalho será composto de livros, cartazes, fitas de áudio, fitas de vídeo, cartilhas de orientação de professores, CD-Rom, bonecos, botons, crachás e certificado.
Além do trabalhado em sala de aula, o Coração Bate Feliz estará presente, reforçando o projeto em todos os maiores veículos de comunicação como revistas, televisão, rádio e internet.
Assim, o Coração Bate Feliz é um marco na história da cultura brasileira, onde temos plena consciência e certeza de um futuro mais saudável e feliz para os adultos de amanhã.
Campanha Pública na Internet "PORNOGRAFIA INFANTIL - N@O" |
Em função do aparecimento de sites de pornografia infantil na Internet Brasileira, a ABRANET - Associação Brasileira de Provedores Internet, em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, lançam a Campanha "PORNOGRAFIA INFANTIL - N@O" com o objetivo de esclarecer ao público usuário da Internet e aos Provedores em particular, das responsabilidades que cabem a quem compactuar com a veiculação de pornografia infantil, que se constitui em crime perante a Legislação Brasileira.
Estimular a divulgação desta campanha a todos os sites brasileiros, no sentido de desencorajar tais atitudes.
Criar dispositivos legais a serem adicionados aos contratos dos provedores que fazem hosting de páginas WEB, com a finalidade de determinar as responsabilidades de provedor e cliente.
Criar condições de colaboração direta com a justiça brasileira, no sentido de denunciar a exploração da pornografia infantil através da Internet.
Campanha de Trânsito
Respeite o Pedestre
Pare. Olhe. Passe.
Tá de cinto?
Evite o
engarrafamento.
Nunca mais eu falo
"passe por cima"!O desenhista Mauricio de Sousa e a Espaço Propaganda se uniram para criar uma campanha inédita, com título SEGURANÇA NO TRÂNSITO - CARINHO POR VOCÊ, que vai atingir o público com mensagens bem-humoradas vividas pela "Turma da Mônica".Os personagens de Mauricio de Sousa, também criador da frase mote da campanha "Segurança no Trânsito - Carinho por Você", pretendem mostrar a adultos e crianças os cuidados que devemos tomar no trânsito, os deveres de cada um e o respeito para com a vida.
As peças publicitárias já têm espaço garantido numa das mídias mais acessíveis ao público alvo, os BACK-LIGHTS (painéis luminosos). A Espaço Propaganda possui vários pontos para a veiculação da campanha, em locais estratégicos da cidade de São Paulo, e que ficarão à disposição para exibir as peças alternadamente.
Além da participação de Mauricio de Sousa, contaremos também com a assinatura de seu Instituto Cultural que, a partir de agora se responsabilizará pelas ações sociais e culturais, antes cuidadas exclusivamente pela Mauricio de Sousa Produções.
31 de Maio - dia mundial contra o cigarro.
Veja o tablóide "Um Mundo sem Fumaça."
Imprima este cartaz e mostre às pessoas
que fumam perto de você.
"31de maio, dia mundial contra o cigarro."
Educação no trânsito não tem idade.
Acompanhe também a História seriada
O DETRAN SP, juntamente com Mauricio de Sousa, acabam de lançar a Revista "Educação no trânsito não tem idade".
Nela, vamos poder conhecer algumas regras que devem ser seguidas para a segurança de todos.
Acompanhe esta História!!!
Diariamente, durante 16 dias, uma página nova para você aprender e ensinar seus pais.
Imagens, informações e conteúdo retirados do portal da Turma da Mônica - Instituto Maurício de Sousa
Brasil Afabetizado - O que é?
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal. Saiba mais
Resolução n° 12, de 3 de abril de 2009 - Estabelece orientações, critérios e procedimentos para a transferência automática dos recursos financeiros para o exercício de 2009, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios e para o pagamento de bolsas no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.
Resolução/CD/FNDE N° 40, de 20 de julho de 2009 - Altera o art. 23 da Resolução CD/FNDE nº 12, de 3 de abril de 2009.
Procedimentos para adesão ao Brasil Alfabetizado 2009
Manual do Gestor Local
Perguntas frequentes Brasil Alfabetizado
Acesse o mapa Brasil Alfabetizado
Metas de alfabetização dos municípios até 2010
Brasil Alfabetizado Anos anteriores
Outras informações pelos telefones 0800616161 e (61) 2104-6140 ou por meio dos endereços eletrônicos suporte.sba@mec.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e cgalfa@mec.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
1 de set. de 2009
1ª de Setembro - Dia do Profissional de Educação Física
O Dia do Profissional de Educação Física, comemorado no dia 1º de setembro, celebra mais um ano de conquistas. Já são nove anos de regulamentação da profissão e oito anos de atividade do CREF4/SP, todos marcados pela evolução contínua do trabalho da categoria.
São muitos motivos para comemorar: o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região-CREF4/SP tem hoje mais de 56 mil profissionais registrados, marca que mostra o reconhecimento e valorização dessa profissão.
Os esforços do Conselho são para concientizar os cidadãos de que a Educação Física deve ser conduzida por Profissionais de Educação Física habilitados e registrados. Só assim os resultados são obtidos de forma segura e com qualidade.
Vale lembrar que 2009 é o Ano da Educação Física Escolar - todos os profissionais de educação devem entender a importância desse profissional para o crescimento físico, cognitivo e mental dos educandos, pois como diz a máxima latina mens sana en corpore sano (a mente sã deve estar num corpo são).
Para saber mais sobre os eventos e congressos no ramo da Educação Física, conheça o CONCEF
Conheça também o Portal da Educação Física
O Logar da Família
31 de ago. de 2009
A LEI DA VOLTA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS FEZ UM ANO. O que se está fazendo a respeito?
A LEI DA VOLTA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS FEZ UM ANO.
O QUE ESTÁ SE FAZENDO A RESPEITO?
Por ocasião do aniversário de um ano da sanção Presidencial à Lei 11.769/2008, no último
dia 18 de agosto, a campanha “Quero Educação Musical na Escola”
(www.queroeducacaomusicalnaescola.com) vem a público informar sobre os
desdobramentos decorrentes deste processo, iniciado em 22 de novembro de 2006 e que no
exíguo espaço de 18 meses alcançou seu principal objetivo.
Esta campanha contou com a adesão individual de mais 11.000 signatários do manifesto, e
o apoio institucional de 95 entidades nacionais e internacionais do setor musical e de
educação. O Núcleo Independente de Músicos – NIM foi o gestor central das operações do
Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música – GAP, que em parceria com a Associação
Brasileira de Educação Musical – ABEM conduziu o processo técnico e político do início ao
fim.
Nos últimos 4 meses, a campanha “Quero Educação Musical na Escola”, a convite da
FUNARTE e representada pelo Núcleo Independente de Músicos – NIM, está hoje
participando e colaborando com a ação interministerial constituída pelo Ministério da
Cultura e Ministério da Educação no sentido de promover a implementação da lei.
Para tanto, um conselho consultivo provisório foi constituído no Rio de Janeiro para a
elaboração de um documento-base que deverá fundamentar as discussões em fóruns
regionais convocados para este fim. Representantes dos setores a serem envolvidos na
implementação, assim como associações de educadores musicais e representantes dos
músicos terão assento nestes fóruns consultivos. O resultado final dos trabalhos deverá
orientar uma publicação normativa do Ministério da Educação para a regulamentação da
prática da música no ensino básico.
Assim, passado o primeiro ano desde a sanção da Lei 11.769/2008, comunicamos a todos
que as ações em curso são indícios promissores da implementação da educação musical no
ensino básico das escolas brasileiras. Seguimos trabalhando.
Felipe Radicetti
Coordenador do Núcleo Independente de Músicos – NIM
Coordenador do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música –
Assine o Abaixo Assinado aqui
ACOMPANHAR
Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS
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A loira do Banheiro - Essa lenda é muito conhecida, qualquer em já deve ter ouvido falar nela nos corredores de uma escola. Ela é muito come...
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Extensa coleção de aulas introdutórias ao alemão, organizadas pelo Deutsche Welle. Parte 1: iTunes <a Parte 2: iTunes Parte 3: iTunes ...