17 de abr. de 2009

Limites para a bagunça - na sala de aula ou em casa

Tudo o que fazemos na vida, tem um certo limite. Quando seu filho não cumpre com suas obrigações, você retira suas facilidades, briquedos e televisão, ou seja, está fazendo sua parte.
Todavia, o problema do comportamento mutas vezes se dá na escola, quando o professor não consegue ter o controle da turma. E isso acontece muito. O professor pode ser excelente para dar a matéria, ter anos de magistário e sabr conduzir uma aula, mas ministrar conteúdos não é a mesma coisa que ministrar pessoas, e são pessoas em formação que estamos lidando.
Um professor deve estar 99% de seu tempo de aula na sala de aula, observando seus alunos, guiando suas atitudes, tanto para com os deveres como para com os seus colegas.
Quando isso não acontece vem o caos, pois as crianças mais espertas tendem a monopolizar as aulas e assim acontece a bagunça.

Entretanto, é preciso observar friamente se essa criança está estudando em casa, qual sua relação em família, quais são os seus hábitos, pois os hábitos da casa, vão à escola e assim, à vida. E estudar é uma questão de hábito. Não é uma questão de se sentar à frente da televisão e abrir o caderno, fazendo meia dúzia de exercícios facinhos - isso é fingir que estuda.

O horário das tarefas domiciliares (trabalhos de casa) é um horário tão sagrado quanto o da refeição ou das orações.Desta forma, se a criança não tem o hábito de estudar em casa e apresenta a mesma desordem (desconcentração) em casa, é hora de organizar o pensamento dele para uma vida mais centrada no futuro, estabelecendo limites mais rígidos e mais específicos.

O futuro é o que fazemos das ações presentes!!!

Fraternalmente,
Profª Semíramis Alencar

16 de abr. de 2009

Cuide de mim - Semíramis Alencar

Cuide de mim

Cuide de mim, adulto que ora me crias.
Cuide de meus passos como se um diamante estivesse aos seus cuidados.
Não me deixeis à própria sorte, nem sujeito às facilidades terrenas.
Cuide para que minha higiene não seja tão apenas a física, mas que a moral seja tão alva quanto.



Resguarde de mim as tentações mundanas, do apelo sensual dos vícios e ócios da vida moderna. Antes, me prepare para os tempos difíceis com todo o amor, porém com o respeito e seriedade necessários para a vida verdadeira.



Oriente-me à prática da oração diária, da caridade e da fraternidade aos irmãos que nada têm.
Oriente-me na concessão do perdão e na humildade em pedi-lo.
Não vire às costas por passos em falsos, se de repente eu vacilar na minha conduta, reconduza-me ao bom caminho e às virtudes.



Entretanto, o faças com amor, paciência e benevolêmcia sempre, pois
Se me agrides verbalmente, a mágoa se prende ao meu peito
Se me agrides fisicamente, o ódio me insufla a ser impiedoso
Se me assusto, por medo não me modifico
Se não me modifico hoje, amanhã posso te desconhecer,
Se te desconheço, procuro te ferir
no futuro, desconhecerei e ferirei toda a humanidade
e arruinarei o caminho à minha própria evolução.


Semíramis Alencar

5 de fev. de 2009

Empresa Municipal de Multimeios - MULTIRIO

Não há mais desculpas para a não capacitação docente ou a falta de criatividade ou de informação didático-pedagógicas. O site da Multirio, orgão ligado à prefeitura do Rio de Janeiro, oferece diversas ferramentas para a prática educativa e diversas informações através de dicas de sala de aula, opinião de especialistas, Multidéias (vale a pena conferir isso) Agenda, e dicas de como montar sua videoteca e centro de estudos
Maiores detalhes em:
http://multirio.rj.gov.br/portal/">Empresa Municipal de Multimeios - MULTIRIO

Senado Verde

A relação entre a sociedade e a preservação ambiental, legislação ambiental, notícias, boas práticas e como ajudar ao meio ambiente, todas essas informações vocês encontram no Senado Verde, revista eletrônica do Senado Federal.

Confiram em:
Senado Verde

Infância e Paz - 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz




No Brasil desconhecemos muitas vezes as boas oportunidades que o Senado e o Governo Federal oferecem à cultura brasileira. esta semana por exemplo, está acontecendo a 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz. Confira os detalhes dessa discussão imprescindível para o crescimento, valorização e humanização das novas gerações de brasileiros.

Confiram a página e assista a programação completa por vídeo em:
Infância e
Paz - 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz


A paz que queremos devemos contruí-la juntos,à cada dia, em todo lugar!

Abraços

Semíramis

4 de fev. de 2009


Família moderna : desafios e prioridades

• Família e amor maternal na visão de Pestalozzi, Comenius, Rosseau e a visão espírita de família.

• Educação integral, educação para humanidade, educação dos sentidos e educação do Espírito

• Psicologia e família: mãe - o adulto significativo

• Pedagogia Espírita e Educação Familial - Uma proposta Educacional vista pela Pedagogia Espírita

Professora Cláudia Mota é graduada em letras pela UNESP, pós graduada em Pedagogia Espírita e professora da rede pública e privada há 15 anos, coordenadora adm. e sócia fundadora da ABPE; participa do programa Educação para todos na Rádio Boa Nova.

Aguardamos sua inscrição até 11/02/09. Por favor, ajude-nos a divulgar.



29 de jan. de 2009

PEDAGOGIA ESPÍRITA - ENCONTROS A ARTE DE EDUCAR COM ARTE

COMUNICADO DE FLÁVIA ULMANN

MAIORES DETALHES - Encontros A Arte de Educar com Arte

Nosso primeiro encontro AEA de 2009 traz o Seminário Família e Pedagogia Espírita. Em anexo, deixamos um cartaz "fofo" para divulgação em suas instituições e abaixo veja a programação.

Aguardamos sua inscrição. Por favor, também ajudem-nos na divulgação.


" Com a finalidade de suscitar a reflexão sobre o papel da família na sociedade atual, este seminário aborda o papel da mãe e do pai, sob o enfoque da Pedagogia Espírita. Baseada na visão de grandes educadores: Pestalozzi, Comenius e Rousseau – o seminário é apresentado em sub-temas. " - do site da ABPE (Associação Brasileira de Pedagogia Espírita - www.pedagogiaespirita.org.br)

Programação

• História da família
• A família moderna : desafios e prioridades
• Família e amor maternal na visão de Pestalozzi, Comenius, Rosseau e a visão espírita de família.
• Educação integral, educação para humanidade, educação dos sentidos e educação do Espírito
• Psicologia e família: mãe - o adulto significativo
• Pedagogia Espírita e Educação Familial - Uma proposta Educacional vista pela Pedagogia Espírita

25 de jan. de 2009

Nada de novo... depende



Nada de novo na educação, depende do ponto de vista:


Se chego agora na sala de aula e proponho as mesmas técnicas jurássicas que aprendi com meus professores do EF ou da graduação, realmente, não há nada de novo.

Se insisto na idéia de que meus alunos são apenas seres sem luz e tábulas rasas onde deposito meu conhecimento inacabado e incompleto, com certeza, nada vai mudar.

Se desisto de gostar de aprender, partindo do princípio de que educar é uma simples questão de decoreba e de que não é necessário o constante incentivo às novas descobertas e a continuidade de meu próprio processo educativo, posso considerar que é um processo obsoleto.

Se não acredito na união de toda a comunidade escolar, de que é impossível conviver amistosamente com os pais e com os alunos, não o ouvindo e não aceitando suas idéias suas ponderações, posso perder qualqer pespectiva de um futuro mais igualitário à educação.

Se me nego à me abrir ao novo, às novas práticas de ensino, à pesquisa, ao mundo globalizado, às inovações tecnológicas em nome de um primarismo educacional escasso de boa vontade docente que se conforma em moldar indivíduos em formação de maneira covarde e desprovida de bom-senso e criatividade, posso, pois, fechar a capa do livro da vida educacional e ligar a TV na busca de um messias salvador que com certeza não aparecerá.

Agora se considero que a educação é um pilar de sustentação da sociedade, de que a sociedade só persiste graças às descobertas que facilitam o cotidiano de milhares de pessoas e de que os sonhos existem para nos provar que é possível construir, então posso concluir que a educação é o crédito que damos às novas idéias, aos ideais de igualdade, fraternidade e liberdade tão verdadeiros que não precisamos retornar às antigas formas de ensinar, basta-nos aprender o que nos rodeia, tudo o que nos cerca de acordo com os parâmetros científicos, mergulhando o estudante em seu próprio universo, para que com ele, possa crescer.



A educação é e será o que fizermos dela. Para que a educação melhore e se inove, é necessário que os profesores se dediquem mais e se inovem também
Nada cresce ou sai do lugar se não é dado o primeiro passo.

Bom início de ano letivo para todos nós!!!

Fraternalmente,

ProfªSemíramis Alencar

19 de jan. de 2009

Agradecimentos sinceros

Queridos leitores desse espaço educacional

O ano de 2009 se inicia aqui para o Educando o amanhã, embora triste com a partida de minha mãe, recomeço este ano na certeza de que ela mesma gostaria de que o trabalho continuasse. Minha mãe era professora, historiadora e geógrafa, dedicada à preparar alunos para concursos de várias àreas, nas décadas de 60 e 70, valorizava esse meu ideário: o de trazer a reflexão crítica aos professores em prol de um melhor entendimento do que os alunos realmente precisam aprender, face as novas tecnologias e novos acontecimentos no cotidiano.

Assim, o trabalho desse blog continuará, não sem antes agradecer as inúmeras manifestações de carinho, tanto aqui deixadas quanto no meu querido nequidnimis. Aos muitos amigos e desconhecidos que acompanham meu trabalho no Desabafo também , o meu mais singelo agradecimento por palavras tão benéficas, trazendo-me paz e entendimento.

Aguadem novidades em nosso espaço e novas reflexões sócio-educacionais!!!

Fraternalmente

Semiramis

ACOMPANHAR

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