1 de set. de 2009

1ª de Setembro - Dia do Profissional de Educação Física

AQUI

O Dia do Profissional de Educação Física, comemorado no dia 1º de setembro, celebra mais um ano de conquistas. Já são nove anos de regulamentação da profissão e oito anos de atividade do CREF4/SP, todos marcados pela evolução contínua do trabalho da categoria.

São muitos motivos para comemorar: o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região-CREF4/SP tem hoje mais de 56 mil profissionais registrados, marca que mostra o reconhecimento e valorização dessa profissão.

Os esforços do Conselho são para concientizar os cidadãos de que a Educação Física deve ser conduzida por Profissionais de Educação Física habilitados e registrados. Só assim os resultados são obtidos de forma segura e com qualidade.

Vale lembrar que 2009 é o Ano da Educação Física Escolar - todos os profissionais de educação devem entender a importância desse profissional para o crescimento físico, cognitivo e mental dos educandos, pois como diz a máxima latina mens sana en corpore sano (a mente sã deve estar num corpo são).

Para saber mais sobre os eventos e congressos no ramo da Educação Física, conheça o CONCEF

Conheça também o Portal da Educação Física

O Logar da Família

O Logar da família
 
 
Hoje é praticamente impossível viver sem as tecnologias de informação. Qualquer assunto está linkado de alguma forma aos veículos de comunicação, visando maiores interações dos indivíduos, por mais que estejam geograficamente longe, ou seja , a Internet, bem como os canais de televisão produzem cultura, informação, conhecimento, contatos e interatividade quase que em tempo real.
 
Entretanto, apesar de tantos e encontros e reencontros, trocas de conhecimento, novas amizades e afinidades; o mundo virtual, globalizado e informatizado que produzem a cada dia novas tecnologias que darão ao homem a oportunidade de trabalhar muito mais em menos tempo, o que possibilitaria maior tempo para o convívio com os seus, acaba se tornando apenas mais uma forma de nos mantermos afastados, sem o diálogo cotidiano, mantendo as aparências na frieza sutil de algumas letras e códigos divertidos espalhados num album de recados dos sites de relacionamento.
 
E como isso afeta as famílias, de forma imperceptível... alguns assumem a total falta de tempo : psicólogo (para entender o porque está vivendo) acadêmia (para adquirir a boa forma que você perdeu por tanto trabalho), cursos (para capacitação freqüente), Ioga (para combater o stress do trabalho) e trabalho (para garatir o pagamento de todos esses itens ) O dia só tem 24 horas. Naqueles 30 minutos que você para para comer alguma coisa e dar uma checada nos e-mails e recados nos sites de relacionamento (nunca temos um só e nunca usamos apenas 30 minutos...) nos lembramos que no afã de buscar o êxito profissional, de buscar as inovações tecnológicas, deixamos para trás um histórico de bons momentos e pessoas imprescindíveis em nossa vida - nossos filhos, nossos pais e verdadeiros amigos de batalha.
 
Antigamente se um amigo que morasse na mesma cidade fazia aniversário, você não se furtaria em ír até sua casa, dá-lhe pessoalmente os parabéns, um presente (é só uma lembrancinha, viu?!) comer um pedaço de bolo e voltar para casa feliz de ter visto aquele amigo e ele feliz por ter se proporcionado e ao outro, momentos tão agradáveis... hoje em dia, você posta um recado no mural de recados do Orkut (do Sonico, do Netlog, do MySpace, no Twitter...) isso quando você não se esquece e só posta o recado no outro dia... (;) parábens! - Felicidades! - wow! - e só!
 
Hoje em dia, a galera na casa dos 60, 70 anos está tendo que aprender computação, a criar um perfil em algum lugar para poder se comunicar com seus filhos e netos, para tentar passar alguma coisa de importante antes que seja tarde demais. Conheci certa vez uma pessoa que me ensinou muito (hoje no infinito superior), que criara vários perfis na internet, fazia várias amizades, deixara várias pérolas de sabedoria em diversos sites, no intuito de se aproximar de seu filho, que nunca tinha tempo ou paciência para conversar. A maior alegria dessa pessoa era receber, vez ou outra, um e-mail, um recado do filho e do netinho... ele desencarnou depois de tanta luta e de tanta solidão. A internet não o preenchia por completo, como não preenche a vida de ninguém.
 
O logar da família ganha espaço quando no meio de tanta correria, onde celular e MSN já não são suficientes (não temos tempo e nem permissão no trabalho para ficar conversando) e passamos a criar laços parentais com nossos filhos através de recados, de e-mails, de Buddy Pokes... soube de uma família que só descobriu que a filha adolescente estava grávida quando a menina passou mal para ganhar o bebê, pois simplesmente os pais eram muito ocupados para conversarem com a filha, se limitando a postagem de carinhosos scraps, depositando dinheiro na conta para a compra de comida e pagamento de contas, acreditando que estavam fazendo sua parte.
 
É triste, mas trocamos a delícia de compartilharmos experiências físicas com nossos filhos, um piquenique, uma praia, uma volta de bicicleta, uma olhada nos álbuns de família.... trocamos o Lugar da família e nos logamos completamente numa atmosfera onde só faz sentido certas atitudes virtuais, quando procuramos realizá-las também no campo real.
 
Abraços,
 
Profª Semíramis F. Alencar Moreira
   
 
   

31 de ago. de 2009

A LEI DA VOLTA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS FEZ UM ANO. O que se está fazendo a respeito?





A LEI DA VOLTA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS FEZ UM ANO.
O QUE ESTÁ SE FAZENDO A RESPEITO?

Por ocasião do aniversário de um ano da sanção Presidencial à Lei 11.769/2008, no último
dia 18 de agosto, a campanha “Quero Educação Musical na Escola”
(www.queroeducacaomusicalnaescola.com) vem a público informar sobre os
desdobramentos decorrentes deste processo, iniciado em 22 de novembro de 2006 e que no
exíguo espaço de 18 meses alcançou seu principal objetivo.

Esta campanha contou com a adesão individual de mais 11.000 signatários do manifesto, e
o apoio institucional de 95 entidades nacionais e internacionais do setor musical e de
educação. O Núcleo Independente de Músicos – NIM foi o gestor central das operações do
Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música – GAP, que em parceria com a Associação
Brasileira de Educação Musical – ABEM conduziu o processo técnico e político do início ao
fim.

Nos últimos 4 meses, a campanha “Quero Educação Musical na Escola”, a convite da
FUNARTE e representada pelo Núcleo Independente de Músicos – NIM, está hoje
participando e colaborando com a ação interministerial constituída pelo Ministério da
Cultura e Ministério da Educação no sentido de promover a implementação da lei.
Para tanto, um conselho consultivo provisório foi constituído no Rio de Janeiro para a
elaboração de um documento-base que deverá fundamentar as discussões em fóruns
regionais convocados para este fim. Representantes dos setores a serem envolvidos na
implementação, assim como associações de educadores musicais e representantes dos
músicos terão assento nestes fóruns consultivos. O resultado final dos trabalhos deverá
orientar uma publicação normativa do Ministério da Educação para a regulamentação da
prática da música no ensino básico.

Assim, passado o primeiro ano desde a sanção da Lei 11.769/2008, comunicamos a todos
que as ações em curso são indícios promissores da implementação da educação musical no
ensino básico das escolas brasileiras. Seguimos trabalhando.

Felipe Radicetti
Coordenador do Núcleo Independente de Músicos – NIM
Coordenador do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música –


Assine o Abaixo Assinado aqui

BLOG DAY 2009 - 3108

Blog Day 2009

A Professora Andréa de Carli me indicou e eu indico também
os blogs amigos para o Blog Day 2009

Hoje 31/08 é o Blog Day, o dia dedicado ao conhecimento de novos blogs. A ideia é que cada blogueiro (entre os vivos) divulgue uma lista de cinco outros blogs interessantes e, de preferência, ainda pouco conhecidos. A data 31/08 foi escolhida por parecer com a palavra blog (3108). Sendo assim, vamos aos meus cinco indicados.


1- Turrar - Blog do Vitor Amatucci, sobre teatro e reflexões.

2- Caminhante Aprendente Blog do prof. Luis Dhein

3- Escola Edificar Blog da profª Jenny Horta

4- Discurso Citado Blog da Profª Lilian Starobinas

5- Quiosque Azul
Blog do Renato, com belas mensagens de otimismo!

Agora você indique mais cinco blogs de sua preferência e não se esqueça de me indicar também! hehehehehe!

Abraços

Semíramis Alencar

CALENDÁRIO ESCOLAR UNIFICADO NO RIO DE JANEIRO

CALENDÁRIO ESCOLAR
UNIFICADO NO RIO DE JANEIRO

No dia 3 de setembro, às 18h, acontece, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, uma mesa-redonda sobre o Projeto de Lei 297/09, que institui o calendário escolar unificado na cidade do Rio. O projeto, apresentado na Casa Legislativa pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura, vereador Reimont, foi uma sugestão do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio).

O objetivo do PL 297/09 é garantir a simultaneidade e integralidade das férias escolares dos profissionais da educação nos meses de julho e janeiro nos estabelecimentos de ensino públicos e privados.

A falta de um calendário escolar unificado tem levado a categoria, tanto na rede pública quanto na particular, ao esgotamento físico e mental, traduzido em excessivo afastamento de profissionais dos locais de trabalho para tratamentos e readaptações. Esta lei vai beneficiar a educação como um todo e os que nela trabalham, além das famílias e os alunos.

Dia 03/09 – 18h – Mesa-redonda sobre o Projeto de Lei 297/09
na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

27 de ago. de 2009

ESCUTATÓRIA - Rubem Alves


Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória.

Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir.

Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular.

Escutar é complicado e sutil.

Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores.

É preciso também não ter filosofia nenhuma.

Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas.

Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia.

Parafraseio o Alberto Caeiro:

Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito.

É preciso também que haja silêncio dentro da alma.

Daí a dificuldade:

A gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor...

Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer.

Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...

E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor.

Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade.

No fundo, somos os mais bonitos...

Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64.

Contou-me de sua experiência com os índios: Reunidos os participantes, ninguém fala.

Há um longo, longo silêncio.

Vejam a semelhança...

Os pianistas, por exemplo, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio...

Abrindo vazios de silêncio... Expulsando todas as idéias estranhas.

Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala.

Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio.

Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos...

Pensamentos que ele julgava essenciais.

São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou.

Se eu falar logo a seguir... São duas as possibilidades.

Primeira: Fiquei em silêncio só por delicadeza.

Na verdade, não ouvi o que você falou.

Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala.

Falo como se você não tivesse falado.

Segunda: Ouvi o que você falou. Mas, isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo.

É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou.

Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada.

O longo silêncio quer dizer: Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou.

E, assim vai a reunião.

Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos.

E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.

Eu comecei a ouvir.

Fernando Pessoa conhecia a experiência...

E, se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras... No lugar onde não há palavras.

A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa.

No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos.

Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia...

Que de tão linda nos faz chorar.

Para mim, Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio.

Daí a importância de saber ouvir os outros: A beleza mora lá também.

Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto.

26 de ago. de 2009

Vale a pena ficar de olho nesses blogs


Caros amigos e leitores desse blog

O professor Wolney do Soprando.Net indicou o nosso querido Educando o Amanhã para receber o selo acima, Obrigada Prof. Wolney, seu blog é um incentivo a preservação da cultura escolar e da esperança na formação de professores.

É gratificante receber indicações desses professores engajados no diálogo e nas boas relações educacionais, sejam elas pertinentes ao ambiente das tecnologias educacionais ou mesmo nas práticas e teorias pedagógicas, nesse universo diverso e fabuloso que é a blogosfera.


A idéia dessa premiação é: ao receber um selo, indicar 10 outros blogs para que recebam também. Sugiro que utilizem esses blogs amigos como fontes inegotáveis de saberes e fazeres pedagógicos uma vez que são verdadeiros pontos de apoio em nossas pesquisas. Aqui estão os 10 blogs:

1- Educar Já

2- Quimiloukos

3- Bloguetando

4- Gibiteca.com

5- Discurso Citado

6- Este blog é minha rua

7- O PC e a Criança

8- Brasil História e ensino

9- Ensino de História: História Digital


10- Teia

ACOMPANHAR

Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS

Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de  1,5M de alunos dos Ensino...

Arquivo do blog