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11 de set. de 2009
O Real Sentido
7 de set. de 2009
07 de Setembro - Dia da Independência
Ao final de agosto de 1822, D. Pedro deslocou-se à província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Apesar de ter servido de instrumento dos interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses.
O Príncipe tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança entre D. Pedro e o "partido brasileiro". Assim, embora a independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.
Em 7 de Setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase "Independência ou Morte!", rompendo os laços de união política com Portugal.
Culminando o longo processo da emancipação, a 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado Imperador com o título de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembro na Capital.
6 de set. de 2009
Conheçam as campanhas promovidas pelo Instituto Cultural Maurício de Sousa
Campanha Coração Bate Feliz |
A Interamerican Heart Fundation é a responsável pela difusão do material e metodologia da American Heart Association, que é o principal instrumento americano na prevenção e tratamento das doenças cardíacas.
Em Fevereiro de 1987, os Estúdios Mauricio de Sousa receberam a visita da Dra. Beatriz Champagne, diretora do projeto Heart Power, promovido pela American Heart Association.
Tal programa envolve os EUA, Canadá e alguns países da América Latina.
Ao conhecer nosso trabalho, Dra. Beatriz demonstrou enorme interesse em desenvolver, em parceria, um projeto semelhante, nos moldes de nossa realidade.
Sua participação seria no sentido de nos fornecer respaldo didático da American Heart Association.
Assim, o projeto ganha uma roupagem típicamente brasileira com a turma da Mônica e é batizado com o nome "Coração Bate Feliz".
O Programa tem como objetivo básico estimular as crianças a desenvolverem determinados hábitos para que, no futuro, tenham uma vida mais plena e um coração mais saudável.
O projeto atingirá crianças estudantes de 7 a 16 anos, como público alvo, e como paralelo, a comunidade.
O "Coração Bate Feliz" trata de dois aspectos fundamentais: o de prevenção (fatores de riscos cardiovasculares mutáveis) e o de suporte básico de vida.
Em prevenção os assuntos tratados serão:
- Combate ao fumo.
- Estímulo às práticas esportivas e combate ao sedentarismo.
- Alimentação saudável.
Em suporte básico de vida:
- Ressuscitação - aperfeiçoamento de suporte básico de vida para crianças.
- Visa o aprendizado das manobras básicas de ressuscitação por crianças e pais.
A Divisão de Saúde do Instituto Cultural Mauricio de Sousa FUNCOR, INCOR e médicos que chefiam cadeiras nas universidades farão parte de uma comissão de controle.
Esta comissão dará orientações a médicos residentes e educadores que, por sua vez, farão um treinamento com os professores, no sentido de orientá-los quanto ao objetivo do programa, as formas de utilização do material e metas a serem alcançadas.
O material utilizado neste trabalho será composto de livros, cartazes, fitas de áudio, fitas de vídeo, cartilhas de orientação de professores, CD-Rom, bonecos, botons, crachás e certificado.
Além do trabalhado em sala de aula, o Coração Bate Feliz estará presente, reforçando o projeto em todos os maiores veículos de comunicação como revistas, televisão, rádio e internet.
Assim, o Coração Bate Feliz é um marco na história da cultura brasileira, onde temos plena consciência e certeza de um futuro mais saudável e feliz para os adultos de amanhã.
Campanha Pública na Internet "PORNOGRAFIA INFANTIL - N@O" |
Em função do aparecimento de sites de pornografia infantil na Internet Brasileira, a ABRANET - Associação Brasileira de Provedores Internet, em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, lançam a Campanha "PORNOGRAFIA INFANTIL - N@O" com o objetivo de esclarecer ao público usuário da Internet e aos Provedores em particular, das responsabilidades que cabem a quem compactuar com a veiculação de pornografia infantil, que se constitui em crime perante a Legislação Brasileira.
Estimular a divulgação desta campanha a todos os sites brasileiros, no sentido de desencorajar tais atitudes.
Criar dispositivos legais a serem adicionados aos contratos dos provedores que fazem hosting de páginas WEB, com a finalidade de determinar as responsabilidades de provedor e cliente.
Criar condições de colaboração direta com a justiça brasileira, no sentido de denunciar a exploração da pornografia infantil através da Internet.
Campanha de Trânsito
Respeite o Pedestre
Pare. Olhe. Passe.
Tá de cinto?
Evite o
engarrafamento.
Nunca mais eu falo
"passe por cima"!O desenhista Mauricio de Sousa e a Espaço Propaganda se uniram para criar uma campanha inédita, com título SEGURANÇA NO TRÂNSITO - CARINHO POR VOCÊ, que vai atingir o público com mensagens bem-humoradas vividas pela "Turma da Mônica".Os personagens de Mauricio de Sousa, também criador da frase mote da campanha "Segurança no Trânsito - Carinho por Você", pretendem mostrar a adultos e crianças os cuidados que devemos tomar no trânsito, os deveres de cada um e o respeito para com a vida.
As peças publicitárias já têm espaço garantido numa das mídias mais acessíveis ao público alvo, os BACK-LIGHTS (painéis luminosos). A Espaço Propaganda possui vários pontos para a veiculação da campanha, em locais estratégicos da cidade de São Paulo, e que ficarão à disposição para exibir as peças alternadamente.
Além da participação de Mauricio de Sousa, contaremos também com a assinatura de seu Instituto Cultural que, a partir de agora se responsabilizará pelas ações sociais e culturais, antes cuidadas exclusivamente pela Mauricio de Sousa Produções.
31 de Maio - dia mundial contra o cigarro.
Veja o tablóide "Um Mundo sem Fumaça."
Imprima este cartaz e mostre às pessoas
que fumam perto de você.
"31de maio, dia mundial contra o cigarro."
Educação no trânsito não tem idade.
Acompanhe também a História seriada
O DETRAN SP, juntamente com Mauricio de Sousa, acabam de lançar a Revista "Educação no trânsito não tem idade".
Nela, vamos poder conhecer algumas regras que devem ser seguidas para a segurança de todos.
Acompanhe esta História!!!
Diariamente, durante 16 dias, uma página nova para você aprender e ensinar seus pais.
Imagens, informações e conteúdo retirados do portal da Turma da Mônica - Instituto Maurício de Sousa
Brasil Afabetizado - O que é?
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal. Saiba mais
Resolução n° 12, de 3 de abril de 2009 - Estabelece orientações, critérios e procedimentos para a transferência automática dos recursos financeiros para o exercício de 2009, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios e para o pagamento de bolsas no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.
Resolução/CD/FNDE N° 40, de 20 de julho de 2009 - Altera o art. 23 da Resolução CD/FNDE nº 12, de 3 de abril de 2009.
Procedimentos para adesão ao Brasil Alfabetizado 2009
Manual do Gestor Local
Perguntas frequentes Brasil Alfabetizado
Acesse o mapa Brasil Alfabetizado
Metas de alfabetização dos municípios até 2010
Brasil Alfabetizado Anos anteriores
Outras informações pelos telefones 0800616161 e (61) 2104-6140 ou por meio dos endereços eletrônicos suporte.sba@mec.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e cgalfa@mec.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
1 de set. de 2009
1ª de Setembro - Dia do Profissional de Educação Física
O Dia do Profissional de Educação Física, comemorado no dia 1º de setembro, celebra mais um ano de conquistas. Já são nove anos de regulamentação da profissão e oito anos de atividade do CREF4/SP, todos marcados pela evolução contínua do trabalho da categoria.
São muitos motivos para comemorar: o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região-CREF4/SP tem hoje mais de 56 mil profissionais registrados, marca que mostra o reconhecimento e valorização dessa profissão.
Os esforços do Conselho são para concientizar os cidadãos de que a Educação Física deve ser conduzida por Profissionais de Educação Física habilitados e registrados. Só assim os resultados são obtidos de forma segura e com qualidade.
Vale lembrar que 2009 é o Ano da Educação Física Escolar - todos os profissionais de educação devem entender a importância desse profissional para o crescimento físico, cognitivo e mental dos educandos, pois como diz a máxima latina mens sana en corpore sano (a mente sã deve estar num corpo são).
Para saber mais sobre os eventos e congressos no ramo da Educação Física, conheça o CONCEF
Conheça também o Portal da Educação Física
O Logar da Família
31 de ago. de 2009
A LEI DA VOLTA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS FEZ UM ANO. O que se está fazendo a respeito?
A LEI DA VOLTA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NAS ESCOLAS FEZ UM ANO.
O QUE ESTÁ SE FAZENDO A RESPEITO?
Por ocasião do aniversário de um ano da sanção Presidencial à Lei 11.769/2008, no último
dia 18 de agosto, a campanha “Quero Educação Musical na Escola”
(www.queroeducacaomusicalnaescola.com) vem a público informar sobre os
desdobramentos decorrentes deste processo, iniciado em 22 de novembro de 2006 e que no
exíguo espaço de 18 meses alcançou seu principal objetivo.
Esta campanha contou com a adesão individual de mais 11.000 signatários do manifesto, e
o apoio institucional de 95 entidades nacionais e internacionais do setor musical e de
educação. O Núcleo Independente de Músicos – NIM foi o gestor central das operações do
Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música – GAP, que em parceria com a Associação
Brasileira de Educação Musical – ABEM conduziu o processo técnico e político do início ao
fim.
Nos últimos 4 meses, a campanha “Quero Educação Musical na Escola”, a convite da
FUNARTE e representada pelo Núcleo Independente de Músicos – NIM, está hoje
participando e colaborando com a ação interministerial constituída pelo Ministério da
Cultura e Ministério da Educação no sentido de promover a implementação da lei.
Para tanto, um conselho consultivo provisório foi constituído no Rio de Janeiro para a
elaboração de um documento-base que deverá fundamentar as discussões em fóruns
regionais convocados para este fim. Representantes dos setores a serem envolvidos na
implementação, assim como associações de educadores musicais e representantes dos
músicos terão assento nestes fóruns consultivos. O resultado final dos trabalhos deverá
orientar uma publicação normativa do Ministério da Educação para a regulamentação da
prática da música no ensino básico.
Assim, passado o primeiro ano desde a sanção da Lei 11.769/2008, comunicamos a todos
que as ações em curso são indícios promissores da implementação da educação musical no
ensino básico das escolas brasileiras. Seguimos trabalhando.
Felipe Radicetti
Coordenador do Núcleo Independente de Músicos – NIM
Coordenador do Grupo de Articulação Parlamentar Pró-Música –
Assine o Abaixo Assinado aqui
BLOG DAY 2009 - 3108
A Professora Andréa de Carli me indicou e eu indico também
os blogs amigos para o Blog Day 2009
Hoje 31/08 é o Blog Day, o dia dedicado ao conhecimento de novos blogs. A ideia é que cada blogueiro (entre os vivos) divulgue uma lista de cinco outros blogs interessantes e, de preferência, ainda pouco conhecidos. A data 31/08 foi escolhida por parecer com a palavra blog (3108). Sendo assim, vamos aos meus cinco indicados.
1- Turrar - Blog do Vitor Amatucci, sobre teatro e reflexões.
2- Caminhante Aprendente Blog do prof. Luis Dhein
3- Escola Edificar Blog da profª Jenny Horta
4- Discurso Citado Blog da Profª Lilian Starobinas
5- Quiosque Azul Blog do Renato, com belas mensagens de otimismo!
Agora você indique mais cinco blogs de sua preferência e não se esqueça de me indicar também! hehehehehe!
Abraços
Semíramis Alencar
CALENDÁRIO ESCOLAR UNIFICADO NO RIO DE JANEIRO
CALENDÁRIO ESCOLAR
UNIFICADO NO RIO DE JANEIRO
No dia 3 de setembro, às 18h, acontece, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, uma mesa-redonda sobre o Projeto de Lei 297/09, que institui o calendário escolar unificado na cidade do Rio. O projeto, apresentado na Casa Legislativa pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura, vereador Reimont, foi uma sugestão do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio).
O objetivo do PL 297/09 é garantir a simultaneidade e integralidade das férias escolares dos profissionais da educação nos meses de julho e janeiro nos estabelecimentos de ensino públicos e privados.
A falta de um calendário escolar unificado tem levado a categoria, tanto na rede pública quanto na particular, ao esgotamento físico e mental, traduzido em excessivo afastamento de profissionais dos locais de trabalho para tratamentos e readaptações. Esta lei vai beneficiar a educação como um todo e os que nela trabalham, além das famílias e os alunos.
na Câmara Municipal do Rio de Janeiro
27 de ago. de 2009
ESCUTATÓRIA - Rubem Alves
Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória.
Todo mundo quer aprender a falar... Ninguém quer aprender a ouvir.
Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular.
Escutar é complicado e sutil.
Diz Alberto Caeiro que... Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores.
É preciso também não ter filosofia nenhuma.
Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas.
Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia.
Parafraseio o Alberto Caeiro:
Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito.
É preciso também que haja silêncio dentro da alma.
Daí a dificuldade:
A gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor...
Sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer.
Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração...
E precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor.
Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade.
No fundo, somos os mais bonitos...
Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64.
Contou-me de sua experiência com os índios: Reunidos os participantes, ninguém fala.
Há um longo, longo silêncio.
Vejam a semelhança...
Os pianistas, por exemplo, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio...
Abrindo vazios de silêncio... Expulsando todas as idéias estranhas.
Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala.
Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio.
Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos...
Pensamentos que ele julgava essenciais.
São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou.
Se eu falar logo a seguir... São duas as possibilidades.
Primeira: Fiquei em silêncio só por delicadeza.
Na verdade, não ouvi o que você falou.
Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala.
Falo como se você não tivesse falado.
Segunda: Ouvi o que você falou. Mas, isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo.
É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou.
Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada.
O longo silêncio quer dizer: Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou.
E, assim vai a reunião.
Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos.
E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.
Eu comecei a ouvir.
Fernando Pessoa conhecia a experiência...
E, se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras... No lugar onde não há palavras.
A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa.
No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos.
Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia...
Que de tão linda nos faz chorar.
Para mim, Deus é isto: A beleza que se ouve no silêncio.
Daí a importância de saber ouvir os outros: A beleza mora lá também.
Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto.
26 de ago. de 2009
Vale a pena ficar de olho nesses blogs
Caros amigos e leitores desse blog
O professor Wolney do Soprando.Net indicou o nosso querido Educando o Amanhã para receber o selo acima, Obrigada Prof. Wolney, seu blog é um incentivo a preservação da cultura escolar e da esperança na formação de professores.
É gratificante receber indicações desses professores engajados no diálogo e nas boas relações educacionais, sejam elas pertinentes ao ambiente das tecnologias educacionais ou mesmo nas práticas e teorias pedagógicas, nesse universo diverso e fabuloso que é a blogosfera.
A idéia dessa premiação é: ao receber um selo, indicar 10 outros blogs para que recebam também. Sugiro que utilizem esses blogs amigos como fontes inegotáveis de saberes e fazeres pedagógicos uma vez que são verdadeiros pontos de apoio em nossas pesquisas. Aqui estão os 10 blogs:
1- Educar Já
2- Quimiloukos
3- Bloguetando
4- Gibiteca.com
5- Discurso Citado
6- Este blog é minha rua
7- O PC e a Criança
8- Brasil História e ensino
9- Ensino de História: História Digital
10- Teia
25 de ago. de 2009
CONSUMO CONSCIENTE - Dicas de Como fazer - Orientações Práticas do Instituto Akatu
Dicas de Como fazer - Orientações Práticas do Instituto Akatu
Coleta Seletiva
- Por que reduzir, reutilizar e reciclar
Tirar do lixo materiais que podem ser reciclados traz benefícios à sociedade e ao meio ambiente.
- O que reciclar
Saiba o que pode ser encaminhado para a coleta seletiva e o que deve ir para o lixo comum.
- Implante a coleta seletiva
Um breve roteiro para iniciar o programa em comunidades como escolas, pequenas empresas ou condomínios.
Óleo de cozinha
- Onde entregar óleo de cozinha usado
Veja a lista de postos de coleta de óleo de cozinha espalhados pelo Brasil. A lista foi elaborada com ajuda dos internautas, que enviaram os endereços dos postos de coleta que conheciam. Se você souber de algum endereço que não está na lista, escreva-nos, por favor, para o e-mail akatu@akatu.org.br.
Descarte de pilhas e baterias
- Aprenda as melhores alternativas
Pilhas e baterias são produtos que merecem cuidados especiais na hora de serem descartados, isto é, jogados ao lixo. Isto porque trazem substâncias tóxicas metais em sua composição.
Selos de Qualidade
- Um canal de diálogo com o consumidor
Quando o consumidor é informado com transparência sobre o processo produtivo das mercadorias, ele avalia seu custo/benefício com mais consciência.
CONSUMO CONSCIENTE - Dicas importantes de consumo consciente do Instituto Akatu
O quer fazer - Dicas do Instituto Akatu
Água
- Economize no banheiro
- Elimine os vazamentos
- Não deixe uma torneira pingando
- Use a vassoura, e não a mangueira, para varrer a calçada
- Use os dois lados de uma folha de papel
- Instale torneiras com sensores automáticos
- Use uma bacia para lavar a louça
- Escove os dentes com a torneira fechada
- Diminua o tempo do banho
Alimentos
- Faça o alimento durar mais
- Produtos regionais são muito gostosos
- Prefira produtos da estação
- Aproveite as partes boas de verduras e legumes
- Não jogue fora as sobras
- Cuidado ao manipular os alimentos
- Faça o cardápio da semana
- Não se preocupe com a aparência dos alimentos
Reciclagem
- Evite mercadorias com muitas embalagens
- Compre produtos ambientalmente corretos
- Compre somente o necessário
- Exerça sua cidadania e cobre providências dos governantes
- Separe corretamente o lixo para reciclagem
- Economize papel
- Não jogue no lixo o que você pode doar
- Compacte o lixo, antes de jogá-lo fora
- Evite o desperdício de alimentos
- Leve sua própria sacola ao fazer compras
Energia
- Faça economia com a geladeira
- Economize energia ao lavar e passar a roupa
- Ilumine sua casa sem desperdício
- Use o ar-condicionado com moderação
- Evite usar aparelhos elétricos ou eletrônicos no horário de pico
- Diminua o tempo do banho
- Gaste menos combustível com o carro
- Deixe o carro na garagem um dia por semana
- Prefira equipamentos com selo Procel
ACOMPANHAR
Tindin é destaque de educação financeira em plataforma do grupo SOMOS
Com cursos variados, Plurall Store impacta mais de 1 milhão de alunos por ano O grupo SOMOS conta com uma base de 1,5M de alunos dos Ensino...
-
Drops Pedagogia - são pequenos resumos de temas relativos à educação e pedagogia; conceitos básicos que passam despercebidos. Estágios d...
-
A loira do Banheiro - Essa lenda é muito conhecida, qualquer em já deve ter ouvido falar nela nos corredores de uma escola. Ela é muito come...
-
Extensa coleção de aulas introdutórias ao alemão, organizadas pelo Deutsche Welle. Parte 1: iTunes <a Parte 2: iTunes Parte 3: iTunes ...